O Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria de Segurança Pública resgatou, na manhã de quarta-feira, 13, o peão de fazenda Francisco de Assis Wiata, 35 anos. Ele sofreu um acidente de cavalo no Ramal do Pinduca, região da linha Seca, zona rural de Sena Madureira. Com indícios de lesões na coluna e costelas, ele foi transportado de helicóptero para Rio Branco.
Segundo o major Carlos Augusto Negreiros, comandante do helicóptero Harpia 01, o resgate foi um sucesso. Lembrou que para trazer Wiata até o Pronto Socorro, seria necessário viajar um dia de barco, até Sena Madureira, fato que poderia comprometer ainda mais o quadro clínico da vítima.
“O Harpia 01 já ajudou a salvar muitas vidas, mas a cada novo resgate é um sentimento diferente. Nossa equipe sempre está aposta a oferecer aos que precisam de socorro um pouco de esperança. Essa é uma orientação da Segurança Pública”, disse Negreiros.
O major lembrou que a Segurança Pública realizou treinamento recente para médicos e socorristas do Samu, para melhor atender pessoas em situação de resgate com a ajuda do helicóptero.
A vítima foi avaliada pelas equipes de Cirurgia Geral e Ortopedia do Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb) e não teve nenhuma fratura. Até o fechamento desta reportagem, a vítima permanecia em observação. (Assessoria / Sesp)