“O Projeto Inclusão Digital e Gestão Financeira de Pequenos Empreendimentos via Uso de Smartphone” apoiado pelo Serviço de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e promovido pelo Instituto Federal do Acre (Ifac), realiza a primeira etapa de capacitações para Micro Empreendedores Individuais (MEIs). O Acre possui cerca de 13.700 MEIs registrados no Portal do Empreendedor, sendo que aproximadamente 70% destes são de Rio Branco.
A 1ª capacitação ocorreu no período de 04 a 15 de maio de 2015. A próxima acontecerá entre os dias 8 e 12 de junho no horário das 19h às 22h nas salas do Sebrae na Livraria Paim.
As aulas estão divididas em teóricas e práticas. Finanças Pessoais; Educação Financeira e Uso do Smatphone são os temas centrais das aulas teóricas. Na prática, os empreendedores são incentivados e treinados a utilizar a internet, via smartphone, como meio de gerenciar o próprio empreendimento.
A equipe do projeto responsável pela execução das atividades é composta pelos economistas Orlando Sabino (Ufac), Reinaldo Siqueira (Ifac), Marlon Amaro Coelho, (Tecnologia da Informação – Ifac), Luís Pedro de Melo Plese (IFAC); Ubiracy Dantas, Márcio Santiago; Pedro Soares e Cláudia Gomes da Silva (Técnicos do Ifac).
O projeto disponibiliza material didático (caderno e apostila) e conta com equipamentos (smartphone) com aplicativos bancários instalados para os participantes utilizarem durante o treinamento. O projeto é apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do estado do Acre – Fapac, através da Chamada 010/2014, Programa Redes digitais da Cidadania do Ministério das Telecomunicações.
O nível de inadimplência junto às obrigações de recolhimento do DAS – Documento de Arrecadação do Simples Nacional que hoje é de aproximadamente 65%. O pagamento em dia dessa obrigação garante direitos e benefícios sociais ao MEI, como: Cobertura Previdenciária para o empreendedor e sua família (auxílio-doença, aposentadoria por idade, salário-maternidade após carência, pensão e auxilio reclusão).
A partir das capacitações, os empreendedores estarão aptos a efetuarem pagamentos de contas, tributos e realizar o controle financeiro de sua atividade utilizando o smartphone. Isso os ajudará a manter as dívidas quitadas, pois, ao efetuar o pagamento em dia, evita cobrança de juros.
Além disso, outro fator positivo do uso do smartphone é o fato de que o profissional autônomo não precisa se ausentar do local de trabalho, perdendo tempo e clientes, como ocorre quando tem que se deslocar até uma agência bancária.
Para Janicleudes do Nascimento Souza, empreendedora há dois anos, o maior empecilho para se trabalhar utilizando internet era o medo, a insegurança de colocar dados pessoais na rede.
“A capacitação me tirou muitas dúvidas, agora colocando em prática o que aprendi nas aulas, percebo que há um risco sim, como foi explicado pelos professores, mas se utilizando o aplicativo corretamente, podemos ter segurança”, afirma.
A Gerente Adjunta da Unidade de Orientação Empresaria do Sebrae no Acre, Maysa Gonçalves, reforça o apoio mútuo de ambas instituições.
“Tanto o Sebrae quanto o Ifac, estão criando condições essenciais para a realização da capacitação para os Micro Empreendedores Individuais. É muito satisfatório constatar o quanto o MEI não se encontra desamparado, está sempre sendo capacitado, orientado e o mais importante, vendo seus rendimentos crescerem a cada ano”, frisa.
Nesta primeira fase, são ofertadas 40 vagas, sendo que as inscrições foram realizadas durante apresentação do projeto aos empreendedores em fevereiro no auditório do Sebrae no Acre, durante o lançamento do Guia de Produtos e Serviços do MEI. (Assessoria Sebrae)