16 de dezembro de 2025
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

16 de dezembro de 2025
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

1º Encontro “Hepatites Nunca Mais” oferece exame de elastografia e testes rápidos

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
26/05/2015 - 21:51
1º Encontro “Hepatites Nunca Mais” oferece exame de elastografia e testes rápidos
Manda no zap!CompartilharTuitar

 A Associação Acreana dos Portadores de Hepatite (APHAC) em parceria com a Associação Brasileira dos Portadores de Hepatite realizou nos dias 25 e 26, o primeiro encontro em saúde “Hepatites Nunca Mais”. A ação foi realizada na sede da APHAC, localizada no bairro Bosque.

Segundo o deputado estadual Heitor Junior, ex-presidente da APHAC e apoiante da ação, o exame de elastografia substitui a biópsia tradicional. “Em vez de as pessoas estarem ‘furando’ para tirar um pedaço do fígado, hoje, elas estão fazendo o exame de elastografia com 100% de resolução. Sem agressão ao corpo”, explicou.

O deputado destaca que, o exame tem um custo de aproximadamente R$ 980 e que é fundamental para poder iniciar o tratamento. “Esses equipamentos são muito caros, um Friboscan fixo custa cerca de 1 milhão de reais, e o móvel 435 mil. Eu, como parlamentar, fiz essas indicações para que o governador e o secretário Armando, pudesse comprar esses equipamentos, por conta da necessidade urgente que temos”, ressaltou.

A APHAC estima que aproximadamente 80 mil pessoas estejam infectadas com o vírus de hepatites no Estado – número superior a 10% da população.

Para Heitor Júnior o encontro é a realização de um sonho. “Estamos muito felizes! Conseguimos proporcionar a oportunidade daquelas pessoas que estão infectadas com a hepatite, há um tratamento e consequentemente a negativação da doença”, finalizou.

Além da elastografia, foram oferecidos 1 mil testes rápidos de hepatite B e C, de HIV, sífilis e aferição de pressão. A ação também disponibilizou vacinas contra hepatites B, febre amarela e H1N1 (gripe influenza).

De acordo com a coordenadora do evento, Elzinha Mendonça, a princípio foram disponibilizados 120 exames de elastografia. “Até agora já foram realizados 150 exames, muito além do proposto. Estamos muito felizes com a procura, isso é um reflexo de que as pessoas estão preocupadas com a saúde”, disse.

Durante o evento vários associados prestigiaram a ação. O vigilante e associado da APHAC Edvaldo Reis, contou que seu irmão caçula, de apenas 24 anos, morreu com cirrose hepática. “Senti na pele o que meu irmão passou, foram quase dois anos, vivia mais no hospital do que em casa. Por isso tenho acompanhamento médico e faço exames periodicamente, cuido muito da minha dieta também”, disse.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

Reis realizou o exame de elastografia e disse que foi rápido. “Foram uns dez minutos, não senti nenhuma dor. Já até recebi o resultado”, finalizou.

Como prevenir

A hepatite é uma doença caracterizada por uma inflamação do fígado, que pode estar relacionada com diversas causas. Se não for tratada adequadamente a doença pode levar a morte. Algumas medidas preventivas simples podem evitar o desenvolvimento de todos os tipos de hepatite, são elas:

  • Lavar bem as mãos;
  • Ter cuidado ao manipular dos alimentos;
  • Evitar alimentos crus;
  • Lavar bem os alimentos;
  • Evitar consumir alimentos de fontes desconhecidas;
  • A vacinação contra a hepatite, principalmente se pertencer a grupos de riscos, tais como viajantes e profissionais de saúde;
  • Utilizar preservativos (evita a hepatite B e D);
  • Não consumir álcool em excesso;
  • Não administrar remédios sem orientação médica;
  • Não utilizar doses de medicamentos maiores do que as recomendadas;

APHAC - OL (2) APHAC - OL (3)

Fotos-Odair Leal/ A GAZETA
Fotos-Odair Leal/ A GAZETA

 

 

 

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Homem sofre fratura exposta após acidente na Via Chico Mendes

Próxima Notícia

Fecomércio avalia perfil de endividamento do consumidor acriano

Mais Notícias

Foto: Eder Dias/Reprodução Redes Sociais
Geral

Em Rio Branco, pessoas com fibromialgia poderão ter atendimento prioritário

15/12/2025
Foto: Juan Vicente Diaz
2º destaque

Onda polar traz chuvas intensas e queda de temperatura no Acre a partir de terça-feira

15/12/2025
Foto: Reprodução
Geral

Acre promove 1º Encontro Estadual de Prestação de Contas das Políticas Públicas LGBTI+

15/12/2025
Foto: Reprodução
Destaques Cotidiano

Acre aparece entre os 10 estados com maior índice de obesidade infantil no país, aponta CLP

15/12/2025
Foto: Marcos Araújo/Secom
POLÍTICA

Aprovado projeto que isenta de IPTU famílias com pessoas autistas em Rio Branco

15/12/2025
Foto: Juan Vicent Diaz
6º destaque

Técnicos da Ufac aderem à paralisação nacional e cruzam os braços nesta terça-feira

15/12/2025
Mais notícias
Próxima Notícia

Fecomércio avalia perfil de endividamento do consumidor acriano

Parlamentar apresenta PL que pede inclusão do tipo sanguíneo na CNH

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre