Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Ação Global acontece no sábado, 30, em Tarauacá

 A 22ª edição da Ação Global Nacional será realizada no dia 30 de maio simultaneamente em 26 cidades e no Distrito Federal com o tema “Qualidade de Vida”. No Acre, o evento ocorre em Tarauacá, na escola Municipal José Augusto, das 9h às 17h. O mutirão usa a informação como estratégia de inclusão social. Desde sua primeira edição, há 23 anos, mais de 20 milhões de pessoas foram beneficiadas e mais de 43 milhões de atendimentos foram prestados.

O objetivo é incentivar uma mudança de comportamento na população em geral, estimulando a prática de exercícios e atitudes saudáveis, sem deixar de lado o fortalecimento da cidadania através dos já tradicionais serviços de emissão de documentos – carteira de trabalho e identidade – e orientação jurídica.

Na área de saúde, estarão disponíveis serviços como a orientação para a prevenção de doenças como diabetes, tireoide, câncer de mama e de intestino, doenças renais e pressão alta; orientação sobre a escovação dos dentes para as crianças e medição de circunferência abdominal, peso e altura. Além disso, haverá prática de atividades físicas com alongamento, ginástica laboral e aulas de dança e clínicas esportivas, como de vôlei, por exemplo. Ainda incentivando comportamentos que levem a uma melhor qualidade de vida, o projeto Cozinha Brasil dará oficinas ensinando receitas nutritivas a baixo custo.

No ano passado, a edição nacional reuniu mais de 400 mil pessoas e foram prestados mais de 1,2 milhão atendimentos por uma estrutura de 26 mil voluntários em todo o país.

Projeto MP na Comunidade

Os municípios de Brasileia e Tarauacá serão contemplados com ações do projeto MP na Comunidade, que será realizado nos dias 29 e 30 deste mês, respectivamente.

Em Brasileia, será a primeira edição do MP na Comunidade, que inicia logo após a solenidade de entrega das novas instalações do edifício-sede do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) na região do Alto Acre. O prédio abriga as Promotorias Criminal e Cível de Brasileia e a Promotoria Cumulativa de Epitaciolândia, que já funcionam no local.

No município, o atendimento será feito no edifício-sede, e também vai contar com a unidade móvel e a participação da equipe do Centro de Especialidades em Saúde (CES) do MPAC.

Já em Tarauacá, onde a iniciativa vai acontecer pela segunda vez, e como na primeira, será inserida na programação da Ação Global, que é um projeto do Sesi em parceria com a Rede Globo para prestar serviços gratuitos à população.

“Nós firmamos o compromisso de ampliar o projeto MP na Comunidade, expandindo suas atividades, que eram realizadas apenas em Rio Branco, para os municípios do interior do Estado. Estamos avançando cada vez mais e o resultado é o atendimento cada vez melhor para a sociedade”, comenta o procurador-geral, Oswaldo D’Albuquerque Lima Neto.

 

Sair da versão mobile