Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Agentes de saúde reivindicam pagamento do piso salarial

 Agentes de endemias e agentes comunitários de saúde de Rio Branco realizaram uma manifestação em frente à Prefeitura, no Centro, para cobrar o pagamento do piso salarial nacional para a categoria. Atualmente, o valor pago a categoria é de R$ 794. O valor do piso é de R$ 1.014.

Durante o protesto, o prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre, comprometeu-se em atender a reivindicação, acabar com o desvio de funções e ofereceu melhores condições de trabalho. Apesar do sinal positivo, os protestos devem continuar nesta quarta-feira, 20. Além dos agentes de saúde e endemias, o novo piso também contemplaria os de zoonose.

Enquanto isso, os agentes comunitários e de endemias aproveitaram a paralisação na Praça da Revolução para jogar dominó e conversar sobre a realidade da situação salarial defasada que eles vêm enfrentando.

Outros municípios como Senador Guiomard, Acrelândia e Plácido de Castro já pagam o valor do piso aos agentes de endemias e agentes comunitários de saúde.

A servidora de uma unidade de saúde na Baixada da Sobral, que não quis se identificar com medo de ser perseguida, disse que o município de Senador Guiomard já faz o pagamento do piso nacional aos agentes de saúde, e Rio Branco, que apresenta melhores condições, não deu sinal de quando vai começar a fazer os pagamentos. “Queremos um salário digno para garantir o sustento de nossas famílias, e o gestor municipal tem que ter sensibilidade com essa situação”, disse a agente de saúde.

 

Foto/ODAIR LEAL
Foto/ODAIR LEAL
Sair da versão mobile