Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Alan Rick se posiciona contra o ‘distritão’

 O deputado federal Alan Rick (PRB) participou das discussões do bloco PRB, PTN, PMN, PRP, PSDC, PRTB, PTC, PSL e PT do B, na Câmara dos Deputados, acerca da reforma política, em análise pelo Congresso Nacional. O advogado e presidente nacional do PRB, Marcos Pereira, o líder do bloco, deputado Celso Russomanno (PRB) e lideranças do PSol, PCdoB e do PHS também participaram da reunião. Alan Rick é contra um dos pontos mais polêmicos da reforma, a implantação do Distritão nas eleições para o Congresso Brasileiro.

O relatório final da reforma política sugere a troca do atual sistema proporcional pelo denominado ‘distritão’, no qual os mais votados são eleitos, segundo a ordem de votos obtidos. Na avaliação de Alan Rick, esse sistema enfraquece os partidos políticos.

“O distritão irá prejudicar os partidos pequenos. Já vimos várias tentativas de reformas políticas que não deram em absolutamente nada por causa dessas dissonâncias que, quando chegam ao plenário, se transformam numa guerra infindável”, argumentou.

Para o deputado acreano, o ideal  é aprimorar o atual sistema. Ele lembrou que o sistema proporcional é o mais adotado no mundo inteiro e defendeu que os partidos menores devem se unificar nessa posição para não serem prejudicados pelos partidos maiores.

O presidente nacional do PRB, Marcos Pereira também já havia se posicionado contra a proposta durante sua participação na audiência pública da comissão, no mês passado, ao lembrar que apenas países como Afeganistão e Jordânia adotam o ‘distritão’.

 

Sair da versão mobile