O Batalhão Ambiental da Polícia Militar e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama) apreenderam cerca de 80 kg de carne de caça ilegal em uma casa no Bujari. A ação foi realizada na quarta-feira, 27, e também apreendeu duas armas (uma de fabricação artesanal e uma espingarda calibre 20) e mais de 90 munições. O batalhão e os fiscais do Ibama chegaram até o local através de denúncia anônima.
O dono da casa onde estava a carne foi preso em flagrante e levado à delegacia daquele município. Lá, ele recebeu uma multa de R$ 42 mil, aplicada pelo Ibama. O suspeito teria negado que estaria com tanta carne, mas autorizou os policiais e os fiscais a entrarem. Durante uma revista pelo local, acharam todo o carregamento em um freezer.
Havia carne de tatu, jabuti, porquinho do mato e até de paca.
Diante da descoberta, o morador disse que a carne seria para consumo dele, e não para comercialização. Os policiais também encontraram balanças, o que seria um indicativo de que a carne seria, sim, para a venda.
Toda a carne foi encaminhada para Centro de Triagem de Animais Silvestres, que fica perto do Parque Chico Mendes, em Rio Branco, sob responsabilidade do Ibama.