Após 20 dias em coma, o empresário Élcio Matsuo, uma das referências do ramo de gastronomia no Acre, faleceu no Hospital das Clínicas de Rio Branco, no domingo, 24. No velório realizado no cemitério Morada da Paz, nesta segunda-feira, 25, o clima era de comoção por parte dos familiares e amigos.
Natural de Londrina, Paraná, Élcio era casado com Josinete Matsuo e deixa três filhos. O empresário estava internado desde o início do mês, após uma cirurgia para retirada de um tumor no cérebro e desde então não acordou mais.
O restaurante Élcio, localizado na Avenida Ceará, é um dos mais frequentados do Estado, sendo conhecido pela excelente comida regional e oriental durante mais de 30 anos de atuação no mercado local.
Responsável e trabalhador, assim os amigos definiam Élcio. “É uma perda muito grande! Como amigo e empresário”, falou emocionado um grupo de amigos que compareceu ao velório, ainda inconformados com a prematura morte do empresário.
Ainda noite deste domingo, o governo do Acre emitiu nota sobre a morte de Elcio. Assinada pelo governador Tião Viana o documento afirma que ele muito contribuiu para a economia e geração de renda na capital acreana. “Um homem íntegro, de caráter ilibado, construiu uma trajetória profissional pautada no trabalho”, diz a nota.
A Comissão de Relações Internacionais da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Acre, também emitiu nota lamentando o falecimento de Elcio, considerando-o “um dos maiores fomentadores da cultura japonesa no Estado do Acre”. O documento assinado pelo advogado Andrias Sarkis ressalta que “Elcio Matsuo apostou na cultura rio branquense para estabelecer a suas raízes familiares e as suas metas de vida, sempre prezando pela honra e pelo amor ao próximo. Conhecê-lo não era o bastante para ver a grandeza de sua alma”.