O departamento técnico da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou no fim da tarde de ontem a tabela básica do Campeonato Brasileiro da Série D. O representante do Acre – campeão estadual deste ano – caiu no grupo A1, junto com Nacional/AM, Remo, Náutico/RR e Vilhena/RO. A primeira rodada está marcada para 12 de julho.
O sistema de disputa, de acordo com a entidade, será o mesmmo do ano passado. Os 40 clubes participantes estão divididos em oito grupos iguais. Os times se enfrentam em ida e volta na primeira fase. Os dois melhores de cada chave avançam para as oitavas de final.
Os critérios dos confrontos da fase eliminatória continuam sendo os mesmos da Libertadores: o melhor primeiro colocado pega o segundo pior classificado, e assim por diante. Os semifinalistas sobem para a Série C de 2016.
Restam três estados definirem seus representantes: Acre, Espírito Santo e Piauí. O time acreano será definido apenas em junho. As finais do estadual, que definem o representante, estão marcadas para os dias 20 e 27 de junho.
Fair play
Assim como nas três divisões superiores, o regulamento da Série D também prevê o fair play trabalhista. Com a medida, os clubes que atrasarem salários de seus jogadores poderão perder pontos, desde que denunciados pelos atletas prejudicados. As denúncias podem ser feitas a partir de 30 dias de atraso. (João Paulo Maia, com informações da CBF)
Confira a composição dos oito grupos
Grupo A1: AC 1, Nacional-AM, Remo, Náutico-RR e Vilhena
Grupo A2: Guarani de Juazeiro-CE, Imperatriz, Santos-AP, PI 1 e Interporto
Grupo A3: Coruripe, Colo Colo-BA, PB 2, Serra Talhada e Globo FC
Grupo A4: Jacuipense, Central, Treze, Estanciano e Goianésia
Grupo A5: ES 1, Comer-cial-MS, Aparecidense, Caldense e Operário-MT
Grupo A6: Crac, Gama, Villa Nova-MG, Duque de Caxias e Botafogo-SP
Grupo A7: Resende, RB Brasil, Operário-PR, Inter de Lages e Ypiranga-RS
Grupo A8: Volta Redonda, São Caetano, Foz do Iguaçu, Metropolitano e Lajeadense