Através de um requerimento do deputado Gerlen Diniz (PP), a Assembleia Legislativa (Aleac) realizou na manhã de quinta-feira, 28, sessão solene em homenagem aos 99 anos da Polícia Militar do Estado do Acre.
O presidente do parlamento estadual, deputado Ney Amorim (PT), destacou a importância da corporação para o Estado do Acre. Ele frisou ainda os avanços na área de segurança pública.
“Essa homenagem é uma demonstração do reconhecimento da importância dos trabalhos prestados pelos policiais militares no nosso Estado. Sei que tivemos avanços importantes neste setor, mas sabemos que muito ainda precisa ser feito para valorizar nossos policiais. Temos que comemorar as vitórias e continuar lutando pelo que ainda não foi conquistado. O Poder Legislativo estará sempre de portas abertas para atendê-los”, disse.
O deputado Gerlen Diniz, lembrou que a Polícia Militar do Estado do Acre, de acordo com pesquisa divulgada pelo Instituto Datafolha encomendada pelo Ministério da Justiça, foi classificada como a menos corrupta do Brasil. Ele afirma que o resultado da pesquisa é uma prova do comprometimento que os policiais militares do Estado têm com o trabalho.
“Hoje a PM do Acre goza do título de polícia mais honesta do país e isso é motivo de orgulho para todos os acreanos. Por isso sempre ressalto a importância do Governo do Estado investir nesses homens que diariamente arriscam suas vidas para proteger a população. O policial militar merece ser valorizado, eu sou policial e sei bem como é o dia-a-dia de um profissional dessa área, conheço bem a realidade desse trabalhador”, enfatizou.
O secretário de Segurança Pública do Acre, Emylson Farias, ressaltou que a Polícia Militar do Acre conquistou avanços importantes que devem ser comemorados. Falou ainda sobre a redução nos indicadores de homicídios e roubos no Estado. O resultado, segundo ele, também é fruto da integração dos órgãos de segurança pública.
“Isso é fruto de um trabalho integrado entre os órgãos de segurança pública que têm se empenhado em combater a criminalidade na Capital e nos municípios, principalmente nas fronteiras. A redução de homicídios e de ocorrências de roubos e furtos é um sinal de que a política desenvolvida na área de segurança tem ajudado no combate à criminalidade”, pontuou.
O presidente da Associação dos Militares do Estado do Acre, Joelson Souza Dias, pontuou as deficiências que a instituição sofre atualmente, benefícios salariais e a recuperação da estrutura dos quartéis.
“Lutamos ainda pelo aumento do salário de terceiro sargento que, inclusive, é a pior remuneração do país, sem falar na situação em que se encontram os nossos quartéis que estão com a estrutura completamente comprometida, precisando imediatamente de uma reforma”, disse.
Por fim, ele afirmou que mesmo diante de tantas dificuldades os policiais militares continuam trabalhando em defesa da população.
“Temos realizado ações importantes para garantir a segurança da população acreana, mesmo diante de tantas dificuldades nossos policiais continuam trabalhando com eficiência para garantir a proteção da sociedade”, destacou.