Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Chefs de cozinha do Acre são finalistas no Prêmio Nacional Dólmã

Deocleciano Brito, Raimundo Ananias e Fernanda Ferreira foram selecionados
Deocleciano Brito, Raimundo Ananias e Fernanda Ferreira foram selecionados. (Fotos: Arquivo pessoal)

Após concorrer com chefs de cozinha de todos os estados, Deocleciano Brito, Raimundo Ananias e Fernanda Ferreira são os finalistas e representantes do Estado do Acre ao Prêmio Nacional Dólmã, edição de 2015. O premiado receberá a estatueta durante a cerimônia de premiação que acontecerá dia 2 de julho, na capital do Mato Grosso do Sul, Campo Grande.

De 1° a 30 de junho ocorrerá a etapa da votação aberta ao público internauta através de aplicativo para celulares que possuem o sistema Android e via internet através da conta da rede social Facebook. Os internautas serão responsáveis juntamente com a comissão julgadora na escolha dos chefs premiados 2015.

O prêmio promove o reconhecimento e a valorização do trabalho e dedicação dos profissionais que se destacam na área gastronômica de todo o país. A premiação conta com a participação de todos os 26 estados brasileiros, mais o Distrito Federal, para a categoria estadual. Ao todo são 86 chefs participantes. O prêmio, que já é chamado, inclusive pela imprensa, como o Oscar da gastronomia brasileira, está em sua segunda edição.

Os indicados estaduais foram indicados por três vias. Pelos internautas de outubro a dezembro do ano passado, onde o mais citado nas postagens de cada estado ocupou uma das três vagas. As outras duas vagas foram através dos premiados de cada estado do ano passado e da comissão de pesquisa do projeto.

Segundo seu idealizador, o presidente do Grupo Conforto Gastronômico, Geraldo Guerra Júnior, o Dólmã surgiu da necessidade de integrar as diferentes formas e manifestações gastronômicas em um único evento.

“A gastronomia brasileira com as suas cores, sabores, profissionais, consumidores e admiradores é um dos grandes braços da sustentação e desenvolvimento da economia do nosso país. É impensável um desenvolvimento isolado com poucos protagonistas, pois a riqueza cultura e histórica da gastronomia brasileira não permite que poucos se destaquem”, ressaltou Geraldo.

Além da premiação, também será realizado o II Encontro Nacional de Chefs do Brasil (Enchef) com os atuais chef´s indicados e os premiados das edições anteriores. A ideia é que ocorra a socialização e a troca de experiências a nível nacional através de oficinas, palestras, workshop e a apresentação dos pratos dos chefs premiados da última edição.

Neste ano os eventos acontecerão na Semana Nacional de Gastronomia e Turismo – SNGT, que é organizada pelo SENAC/MS, que juntamente com o Grupo Conforto Gastronômico, é realizador do ENCHEFS e da Cerimônia DÓLMÃ 2015. (Com informações da Assessoria Prêmio Nacional Dólmã)

Sair da versão mobile