Garantir 100% da cobertura de coleta e tratamento de esgoto sanitário de uma comunidade é o sonho de muitos gestores. No Acre, o conjunto habitacional Cidade do Povo, projetado para mais de 10 mil unidades habitacionais, coleta e trata todo o esgoto doméstico produzido pelos moradores.
O serviço é feito pela Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Cidade do Povo. Inaugurada em agosto de 2014, opera com capacidade total e trata 50 litros por segundo de resíduos sólidos. “A ETE da Cidade do Povo garante nível de eficiência de 85% de remoção de DBO [Demanda Bioquímica de Oxigênio], muito mais do que a norma recomenda”, garante Leonardo Neder, secretário de Estado de Obras Públicas.
O número é bem acima do recomendado pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), que exige um mínimo de 60% de redução de demanda bioquímica de oxigênio.
Todas as residências da Cidade do Povo têm rede de água e esgoto. Os resíduos são levados por meio de gravidade e bombeamento para a estação, que utiliza tecnologia de ponta, o que há de mais sofisticado no setor, com filtro biológico, fazendo com que a água devolvida ao rio alcance altos níveis de limpeza.
Um segundo módulo da ETE Cidade do Povo já está em processo de licitação, a nova construção vai atender a segunda fase de obras do empreendimento. (Jaqueline Teles / Agência Acre)