O fotógrafo Odair Leal está participando do concurso “HPA – The Humanity Photo Awards”. Trata-se de um concurso organizado pela The China Folklore Photographic Association (CFPA) e Organização das Nações Unidas para a educação, a ciência e a cultura (Unesco). O período de inscrição foi de setembro de 2014 a abril de 2015.
Após a primeira seleção, mais três etapas de classificação são realizadas. Participaram da seleção 8 mil ensaios fotográficos e 6 mil fotógrafos de 133 países. O objetivo do concurso esse ano é explorar e resgatar culturas folclóricas em todo o mundo.
O fotógrafo conta que esse é o segundo ano que participa do concurso. “Fui premiado em 2013, mas não cheguei a essa fase. Nessa segunda etapa já serei premiado e vou ter a oportunidade de avançar ainda mais”, disse.
O concurso disponibiliza seis categorias aos profissionais, são elas: Retratos e Costumes; Arquitetura; Produção e Comércio; Vivendo sob Encomenda; Festas; Ritos e Tradições.
Leal foi selecionado na categoria ‘Ritos e Tradições’, com o ensaio de 14 fotografias da tribo Yawanawá durante o Festival do Mariri, em agosto de 2014. Ele explica que começou a participar de concursos fotográficos em 2004.
“Comecei participando do World Press Photo. Esse é o maior concurso de fotojornalismo do mundo, e é realizado anualmente. Foi a partir daí que comecei a participar de todos os concursos que venho conhecendo”, explicou o fotógrafo.
Apaixonado pela arte de fotografar, Leal diz que é uma conquista estar entre os finalistas. “Ser selecionado em um concurso a nível mundial, concorrendo com 6 mil fotógrafos de alto nível, me deixa muito feliz. ‘Só tem fera’ participando dessa premiação”, descreveu.
O repórter fotográfico está entre os 500 profissionais selecionados para a etapa final. Destes, 100 fotógrafos receberão como prêmio as passagens, para participar da cerimônia de premiação. Apenas os seis primeiros colocados receberão passagem, hospedagem e mais 2 mil dólares. A cerimônia de premiação será realizada no dia 16 de setembro, na China.
Outros trabalhos fotográficos
Leal possui em seu currículo dois livros publicados. O livro “Sem Terras na Amazônia”, que reúne 108 fotos em preto-e-branco, e que retratam a história de pessoas que lutam por um pedaço de terra na Amazônia. E o livro “Da Amazônia aos Andes: Entre o Céu e a Terra”, com cerca de 300 fotografias que retratam a vida e a paisagem da Cordilheira dos Andes.
Com espírito aventureiro, o repórter fotográfico está sempre em busca da melhor imagem, viajando pelo Brasil e pelo mundo. Ele já colaborou com os jornais “Folha de S. Paulo”, “Valor Econômico”, “O Dia”, “O Paraná”, “Correio Braziliense”, “A Crítica”, “Diário do Amazonas” e “Washington Post” (EUA). Também possui fotos publicadas nas revistas “Veja”, “Época” e “Sentidos”.