X

Ministério Público investiga falsificação de CNH’s

Um inquérito civil público foi instaurado pelo Ministério Público do Acre para apurar possível ocorrência de improbidade administrativa praticada por servidores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/AC), envolvendo falsificação de documentos e carteiras de habilitação, de acordo com portaria publicada na edição de segunda-feira, 25, do Diá-rio Oficial do Estado.

O inquérito é a parte civil da “Operação Tentáculos”, da Polícia Civil, que desarticulou quadrilha que atuava na venda fraudulenta de CNH’s e retirada ilegal de multas. Na ocasião, ficou comprovada a participação de despachantes, instrutores e examinadores, além de funcionários de outros setores, explicou o promotor responsável pelo caso.

Segundo a portaria, o inquérito civil tem o prazo de um ano para ser concluído, podendo ser prorrogado pelo mesmo período, quantas vezes forem necessárias.

Com inquérito, o Ministério Público quer averiguar as suspeitas de que servidores públicos estaduais estariam “recebendo vantagens indevidas para facilitar o processo de habilitação de condutores”. Além disso, eles “procediam com o cancelamento indevido de multas de trânsito autuadas a condutores infratores”.

O Detran/AC informou que não foi notificada sobre a instauração do inquérito.

Relembre o caso
A Operação Tentáculos foi deflagrada em junho de 2012, da Polícia Civil, após denúncia de suspeita de vendas ilegais de CNH’s na gestão do então diretor do Detran/AC, Reginaldo Prates, em 2010.

Em janeiro deste ano, representantes do MPAC e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) anunciaram a participação de 35 pessoas no esquema, dentre elas servidores públicos do Detran, funcionários de autoescolas, despachantes de veículos e instrutores de trânsito. (Com informações do G1 ACRE)

Categories: Flash Geral
A Gazeta do Acre: