O governador Tião Viana entregou na manhã desta segunda-feira, 25, mais 12 ambulâncias que devem atender nove municípios no Estado. Os novos veículos são destinados aos Hospitais de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb), das Clínicas (HC), da Mulher e da Criança do Juruá, Maternidade Bárbara Heliodora, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e hospitais de Brasileia, Feijó, Mâncio Lima, Plácido de Castro, Sena Madureira, Tarauacá e Xapuri.
A solenidade de entrega, realizada em frente ao Palácio Rio Branco, reuniu representantes do governo, prefeitura de Rio Branco, servidores, deputados federais e estaduais e Ministério Público Estadual (MPE). O investimento para aquisição das unidades móveis é de R$ 2,1 milhões e faz parte das ações de estruturação da Rede Materno-Neonatal do Programa de Inclusão Social e Desenvolvimento Sustentável do Acre (Proacre).
“Esse é mais um momento importante para a saúde pública do Acre. São 12 unidades que vão servir para a defesa da vida, do cumprimento das obrigações constitucionais do Sistema Único de Saúde [SUS]. O que a gente faz é lutar! Poucos estados do Brasil fazem o esforço que no Acre é feito”, defendeu Tião Viana.
Dos 12 veículos entregues, dois possuem Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal para o transporte de crianças recém-nascidas. “Essa ação traduz a qualidade na prestação do serviço de saúde, que garante mais eficiência e agilidade no atendimento”, afirmou o secretário de Saúde, Armando Melo.
O promotor de Justiça do MPE Gláucio Ney Shiroma Oshiro reforçou que o órgão estará sempre presente para construir soluções em conjunto. “O sujeito central do SUS independe de política partidária, o sujeito central é o usuário, e o Ministério Público está preocupado, sobretudo, com a assistência a ele. A entrega das ambulâncias traduz mais do que essa preocupação a esse sujeito central”, pontuou o promotor.
Fortalecimento da saúde pública do Acre
O vice-prefeito de Rio Branco, Márcio Batista, ressaltou que a ação vem para fortalecer ainda mais a saúde pública do Estado. “Isso irá contribuir para redução da mortalidade infantil em 5%, além de colaborar com a promoção das políticas públicas”, disse.
O deputado federal César Messias parabenizou o empenho do governo de oferecer uma saúde que, de fato, os acreanos merecem. “Este é, sem dúvida, um dos estados que tem a melhor saúde pública do Brasil”, afirmou o parlamentar.
O líder do governo na Aleac, deputado Daniel Zen, disse que este é o governo que tem disposição, coragem e capacidade técnica para fazer uma gestão cada vez mais comprometida com o povo do Acre. (Ana Paula Pojo / Agência Acre)