Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Professores aprovam indicativo de greve em assembleia geral

Em assembleia geral, os professores da Universidade Federal do Acre (Ufac) aprovaram o indicativo de greve que deve acontecer no próximo dia 29. A decisão da categoria será levada, juntamente com as deliberações das demais instituições federais do país, para mais uma rodada de reuniões com Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes- SN), nesta sexta-feira, 15, e sábado, 16.

O movimento atual ainda é um desdobramento da greve ocorrida em 2012, que interrompeu por quase quatro meses as aulas nas universidades federais. Na época, as negociações foram encerradas após a assinatura de um acordo com a Federação de Sindicatos de Professores de Instituições Federais de Ensino Superior (Proifes).

Em assembleias passadas, os professores da Ufac votaram contra o indicativo de greve. Atualmente a Ufac conta com aproximadamente 800 professores.

Reivindicações
Precarização das condições de trabalho e ensino nas instituições federais, problemas de infraestrutura, falta de docentes e técnicos para atender a demanda, atraso de pagamento dos trabalhadores terceirizados, suspensão de contratos de manutenção e de fornecimento de insumos são algumas situações apontadas pelos apoiadores do movimento nas universidades.

Plano de carreira, data base para a classe com reposição da inflação, estruturação com valorização salarial e defesa de aposentadoria integral também fazem parte das reivindicações.

Caso o indicativo de greve seja aprovado no âmbito nacional, mais duas assembleias da Adufac ocorrerão. As reuniões serão para avaliar a manutenção ou não das decisões tomadas nesta quarta-feira. O indicativo é a data apontada que pode ser usada como deflagração do movimento.

Sair da versão mobile