O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/AC) reafirmou, na última sexta-feira, 15, a parceria com o Ministério da Defesa para dar continuidade ao projeto “Soldado Cidadão”. O encontro aconteceu pela manhã na Escola Senai Cel. Auton Furtado, no bairro Cadeia Velha, em Rio Branco. O projeto visa qualificar profissionalmente os soldados próximos ao desligamento das Forças Armadas para inserção no mercado de trabalho.
A parceria entre as entidades por meio do projeto “Soldado Cidadão” disponibiliza cursos nas áreas da construção civil, panificação, tecnologia da informação, mecânica automotiva e refrigeração. O soldado, após o término de um ano de Serviço Militar, ao permanecer nas Forças Armadas, contribui com os conhecimentos adquiridos na própria Força. Caso ele saia do Serviço Militar, estará apto para ser inserido no mercado de trabalho.
“São 12 anos de parceria que temos com a Fundação Cultural das Forças Armadas e agora estamos reafirmando essa relação. Para nós do Senai, é muito gratificante contribuir para a formação social daqueles que estão a serviço do nosso país”, afirmou o diretor do Senai, César Dotto. “Eu fico realmente agradecido pelo interesse do Ministério da Defesa em capacitar esses jovens”, completou o vice-presidente da Federação das Indústrias do Acre, Abrahão Assis Felício.
De acordo com o Tenente Brigadeiro do Ar e chefe de logística das Forças Armadas do Ministério da Defesa, Antônio Carlos Moretti Bermudez, o projeto é um avanço para a inserção dos jovens no mercado de trabalho. “Para nós, esse projeto é muito importante, porque permite ao jovem que presta o Serviço Militar conseguir se especializar junto às escolas através do projeto ‘Soldado Cidadão’. Dessa forma, o soldado está apto para ser inserido no mercado de trabalho altamente capacitado e com certificados de reconhecimento das escolas do Sistema Indústria”, afirmou.
Ainda de acordo com o Brigadeiro, a parceria com o Senai é fundamental para o desenvolvimento do país. “Todos saem ganhando, as Forças Armadas, o cidadão e, acima de tudo, o nosso país que consegue receber profissionais altamente qualificados no mercado de trabalho. E essa qualificação se dá graças a esses projetos e parcerias, principalmente com o Sistema S”, concluiu.
Projeto Soldado Cidadão – O projeto teve início em 2004 através da assinatura de convênio do Departamento Nacional do Senai com a Fundação Cultural do Exército, a fim de ofertar cursos de qualificação profissional aos jovens ingressantes das Forças Armadas, de sorte a facilitar a inserção destes no mercado de trabalho.
O Senai/AC nos últimos anos proporcionou oportunidade de qualificação profissional para mais de 750 soldados do Exército e Aeronáutica dos municípios de Rio Branco e Cruzeiro do Sul, nas áreas da construção civil, panificação, tecnologia da informação, mecânica automotiva e refrigeração. (Assessoria Fieac)