11 de outubro de 2025
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

11 de outubro de 2025
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Usina de Arte abre inscrições para workshop sobre a relação entre agroecologia e arte

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
30/05/2015 - 16:10
Manda no zap!CompartilharTuitar

O Itaú Cultural e a Usina de Arte – Fundação de Cultura e Comunicação Elias Mansour (FEM), abriram as inscrições para o workshop ‘O Alimento no Campo Expandido’, do artista e pesquisador paulista Jorge Menna Barreto. As inscrições iniciaram no dia 25 de maio e se estenderão até 19 de junho, através do email, [email protected]. As aulas acontecem de 25 a 27 de junho, das 9h às 13h.

Segundo o ministrador Jorge Menna, o workshop partirá de uma reflexão teórica sobre os usos da terra em arte e na agroecologia. “A partir de práticas artísticas do final da década de 1960 e início de 1970, pensaremos sobre o que vem a ser uma “inteligência contextual”, ou seja, a vocação de certas obras para se relacionarem com o local onde são instaladas de maneira intensiva”, disse.

As aulas gratuitas são direcionadas a artistas, estudantes, professores de arte e profissionais de outros segmentos que atuem em áreas relacionadas. O workshop será dividido em três módulos, o ministrador também vai ensinar como realizar um mapeamento de ervas comestíveis, fazer desenhos de observação e produzir sucos a base de frutas e folhas verdes.

Ainda segundo o ministrador, diversas análises serão realizadas durante as aulas. “Durante o workshop, realizaremos uma série de exercícios de sensibilização ao lugar a partir de desenho de observação, preparação de alimentos e muita conversa. Algumas perguntas-provocações também serão abordadas: Qual a relação daquilo que comemos com a paisagem e o clima nos quais vivemos? De que maneira nosso sistema digestivo começa na terra e não na boca? Quantos quilômetros o que você come viaja até chegar na sua mesa?”, explicou.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

Para acompanhar as aulas práticas, os participantes devem levar liquidificador, copos plásticos ou de vidro, bacia, faca e tábua de corte. Além disso, frutas maduras, folhas verdes (de preferência orgânicos), material de desenho e câmera fotográfica.

Por fim, Jorge Menna acrescenta que o workshop traz uma reflexão ambiental num momento de crise planetária. “A arte pode alterar a nossa percepção do mundo e das coisas, mudando nossas perspectivas e ampliando o campo de visão. É a partir desse casamento entre arte e consciência ambiental que se pretende, com esse workshop, criar estraté-gias de estar no mundo e realizar intervenções que possam repensar a maneira como temos construído a paisagem na qual vivemos”, finalizou.

Estão disponíveis 20 vagas, para mais informações: (68) 3229-6892.

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Prefeito de Brasileia mostra plano de recuperação a Flaviano

Próxima Notícia

Jornal e Rádio GAZETA FM recebem prêmio IBPP pela liderança na Capital

Mais Notícias

Foto: Alefson Domingos/Secom
5º destaque

Após campanha de arrecadação, governo entrega mais de 2,5 mil brinquedos a crianças

11/10/2025
Foto: Gustavo Marcelino
Geral

Fiéis celebram Nossa Senhora Aparecida com missa e procissão em Rio Branco

11/10/2025
Foto: Val Fernandes
Geral

Parque Chico Mendes terá programação especial e gratuita no Dia das Crianças

11/10/2025
Foto: Reprodução
Geral

Justiça garante transferência de policial do interior para a capital para cuidar de irmã com autismo

11/10/2025
Foto: Marcos Araújo
2º destaque

Viaduto da AABB já tem data para inauguração; obra está 65% concluída

11/10/2025
Foto: Anne Nascimento
Destaques Cotidiano

Inmet alerta para chuvas e ventos intensos para todo o Acre entre sábado e domingo

11/10/2025
Mais notícias
Próxima Notícia
O jornal A GAZETA, a Rádio Gazeta FM 93,3 e os programas Andrade Filho e Sem Controle foram alguns dos premiados

Jornal e Rádio GAZETA FM recebem prêmio IBPP pela liderança na Capital

Tião Viana assinou, juntamente com os demais governadores, a Carta Cuiabá. (Foto: Secom Acre)

Governo assina pacto pela valorização da floresta na Amazônia Legal

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre