X

Usina de Arte abre inscrições para workshop sobre a relação entre agroecologia e arte

O Itaú Cultural e a Usina de Arte – Fundação de Cultura e Comunicação Elias Mansour (FEM), abriram as inscrições para o workshop ‘O Alimento no Campo Expandido’, do artista e pesquisador paulista Jorge Menna Barreto. As inscrições iniciaram no dia 25 de maio e se estenderão até 19 de junho, através do email, usina.oficina@gmail.com. As aulas acontecem de 25 a 27 de junho, das 9h às 13h.

Segundo o ministrador Jorge Menna, o workshop partirá de uma reflexão teórica sobre os usos da terra em arte e na agroecologia. “A partir de práticas artísticas do final da década de 1960 e início de 1970, pensaremos sobre o que vem a ser uma “inteligência contextual”, ou seja, a vocação de certas obras para se relacionarem com o local onde são instaladas de maneira intensiva”, disse.

As aulas gratuitas são direcionadas a artistas, estudantes, professores de arte e profissionais de outros segmentos que atuem em áreas relacionadas. O workshop será dividido em três módulos, o ministrador também vai ensinar como realizar um mapeamento de ervas comestíveis, fazer desenhos de observação e produzir sucos a base de frutas e folhas verdes.

Ainda segundo o ministrador, diversas análises serão realizadas durante as aulas. “Durante o workshop, realizaremos uma série de exercícios de sensibilização ao lugar a partir de desenho de observação, preparação de alimentos e muita conversa. Algumas perguntas-provocações também serão abordadas: Qual a relação daquilo que comemos com a paisagem e o clima nos quais vivemos? De que maneira nosso sistema digestivo começa na terra e não na boca? Quantos quilômetros o que você come viaja até chegar na sua mesa?”, explicou.

Para acompanhar as aulas práticas, os participantes devem levar liquidificador, copos plásticos ou de vidro, bacia, faca e tábua de corte. Além disso, frutas maduras, folhas verdes (de preferência orgânicos), material de desenho e câmera fotográfica.

Por fim, Jorge Menna acrescenta que o workshop traz uma reflexão ambiental num momento de crise planetária. “A arte pode alterar a nossa percepção do mundo e das coisas, mudando nossas perspectivas e ampliando o campo de visão. É a partir desse casamento entre arte e consciência ambiental que se pretende, com esse workshop, criar estraté-gias de estar no mundo e realizar intervenções que possam repensar a maneira como temos construído a paisagem na qual vivemos”, finalizou.

Estão disponíveis 20 vagas, para mais informações: (68) 3229-6892.

Categories: Geral
A Gazeta do Acre: