O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), reclamou nesta terça-feira, 19, de não ter sido avisado com antecedência do envio de 968 haitianos para a capital paulista. O governo do Acre afirmou que serão feitas 22 viagens para levar todos os imigrantes.
O prefeito disse que não há problemas em receber os imigrantes, mas o envio deve ser anunciado ao menos 20 dias antes. “Nós estabelecemos um protocolo que estava funcionando bem, mas nessa última não fomos informados com a devida antecedência. Nós vamos tentar nos preparar para fazer o melhor possível”, disse.
O transporte dos haitianos a São Paulo custará R$ 1 milhão e será pago pelo Ministério da Justiça, do Governo Federal. Para o prefeito, faltou comunicação.
Questionado, Haddad não afirmou se a prefeitura tem capacidade para receber esses imigrantes. “Nós vamos fazer o que for possível para recepcioná-los e mobilizar as empresas em busca de força de trabalho para que eles possam se alocar o mais rápido possível. Ontem mesmo já ligamos para Brasília e para o Acre para restabelecer aquele protocolo que funcionou bem nos últimos meses”, disse.
As declarações do prefeito foram feitas durante a inauguração da escola municipal Forte dos Reis Magos, em São Mateus, no extremo leste da capital paulista.