A imagem de Nossa Senhora Aparecida, encontrada no Rio Paraíba do Sul, chegou ao Acre nesta quinta-feira, 14. Foi recebida por alguns fiéis e numa pequena procissão foi levada a Catedral Nossa Senhora de Nazaré. Nesta sexta-feira, 15, a imagem está em Epitaciolândia e no sábado, 16, estará em Acrelândia. A imagem retornará à Capital na próxima terça-feira, 22 de maio. A programação faz parte das atividades da igreja católica, no Jubileu “300 anos de bênçãos”.
E como parte da programação, deverá haver inúmeras visitas a paróquias, espaços públicos, hospitais, presídios. Segundo o coordenador-geral da visita no Acre, padre Jairo Coelho, há três anos o Santuário Nacional prepara as comemorações do Jubileu de 300 anos.
“Nossa Senhora Aparecida é a padroeira do Brasil, ela é o grande símbolo da fé popular do nosso povo. A visita dela na Diocese confirma a fé deste povo, que terá a oportunidade de manifestar amor à mãe de Jesus. A gente acredita que o momento de visita da imagem será de animação e fortalecimento da fé em Jesus Cristo através da pessoa de Maria”, declara Coelho.
No dia 24, último dia da imagem no Estado, uma programação extensa será realizada pela manhã até o fim do dia. Procissão, que sairá da Paróquia Santa Rita e percorrerá a Rua Isaura Parente até o Ginásio do Sesi, momentos de louvor, oração e missa encerrarão a programação.
A peregrinação é parte da programação de 300 anos da aparição da imagem de Nossa Senhora Aparecida, encontrada no Rio Paraíba do Sul, o Santuário Nacional de Aparecida.
Sobre o Jubileu – O ano de 2014 marcou o primeiro ano do triênio preparatório dos 300 anos. Durante a peregrinação, serão colhidos porções de terra das capitais brasileiras para compor uma coroa especial para Nossa Senhora Aparecida. Em 2016 será inaugurado o Campanário do Santuário Nacional – sinos estão sendo fabricados na Holanda especialmente para esta obra que foi projetada por Oscar Niemeyer. A inauguração do campanário está prevista para o dia 12 de outubro de 2016, na abertura do Ano Jubilar em comemoração aos 300 anos da aparição.