Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Jorge Viana participa hoje de audiências com Michel Temer e ministro da Integração

  O senador Jorge Viana participa hoje de duas audiências em Brasília, em que vai tratar de temas de interesse do Acre. A primeira será com o vice-presidente Michel Temer, que é também ministro de Relações Institucionais do governo federal, com quem Jorge Viana pretende discutir investimentos que ele considera importante para o estado, como a ponte sobre o rio Madeira e a manutenção das BRs 364 e 317. Depois, no início da noite, o encontro será com o ministro da Integração, Gilberto Occhi, para tratar de recursos para reconstrução dos municípios atingidos pela cheia histórica do rio Acre.

“Se o governo federal vacilar nos investimentos para nossas BRs, teremos problemas graves. Sempre falei e repito: trechos da BR-364 entre Sena Madureira e Cruzeiro do Sul vão exigir grandiosos investimentos todo ano. A estrada, pelo tipo de solo e regime de chuva, vai exigir um cuidado permanente e fortes investimentos anuais”, afirma o senador, acrescentando que trechos da estrada feitos pelo ex-governador Orleir Cameli, saindo de Tarauacá para Cruzeiro do Sul, por exemplo, já precisaram ser refeitos pelo menos três vezes. “Vamos ter sempre uma estrada crítica, e caríssima”, acrescenta.

Jorge Viana diz que vai levar esse tema também para audiência com o ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues. “Esse é o tipo de ação que exige união de toda bancada. O governador Tião Viana, que sempre nos ajudou, ajudou no meu governo e no governo do Binho, tem muito bom trânsito em Brasília e estabelece boas parcerias com o governo federal, que tem ajudado o Acre”, destacou o parlamentar.

Para o vice-presidente do Senado, os tempos são difíceis, especialmente depois da alagação histórica do Rio Acre e do maior volume de chuvas registrado no estado, que danifica as estradas e ramais. O coordenador da bancada federal, Raimundo Angelim, como ex-prefeito, tem trabalhado nesse sentido e junto à Associação dos Municípios do Acre ajudou a promover recentemente um encontro com os prefeitos para apoiar o planejamento de ações deste ano.

Na audiência com o ministro da integração, Gilberto Occhi, a ideia é tratar de recursos para, depois da assistência, socorro e restabelecimento dos municípios, garantir investimentos necessários para a reconstrução das cidades.

“Tivemos a maior cheia, mas vale ressaltar que além da presteza no apoio do governo do estado aos municípios, através da ação direta do governador Tião Viana, a ida da presidente Dilma ao Acre foi fundamental. Se tivemos a pior cheia, também tivemos a mais significativa liberação de recursos por parte do governo federal. E vale dizer para todos os municípios atingidos, independente de partido político. É hora de agradecer e continuar trabalhando por mais recursos”, afirma o senador.

 

Sair da versão mobile