O deputado estadual Nicolau Junior (PP) defendeu na tarde de ontem, 19, em Rio Branco, a criação de uma Delegacia Especializada em apurar Crimes de Abuso Sexual contra Crianças e Adolescentes. A indicação deverá ser apresentada na sessão especial que acontece hoje, 20, na Assembleia Legislativa do Acre, ainda em comemoração ao Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, instituído pela Lei Federal 9.970/00, no dia 18 de maio.
“Muitos crimes contra as crianças e adolescentes deixam de ser registrados porque acontecem em horários e dias em que o Núcleo de Proteção a Criança e ao Adolescente (Nucria) não funciona”, observou o deputado.
O progressista lembrou a visita que fez ao lado do senador Gladson Camelli (PP-AC) a Vara da Infância e da Juventude em Rio Branco, onde debateu sobre a problemática do uso de drogas por parte de adolescentes na Capital.
“Nessa visita o juiz Romário Divino também solicitou empenho no sentido de elaboração de projetos que possibilite, com urgência, a construção de uma clínica para tratamento de adolescentes com dependência química”, lembrou.
Como justificativa de sua indicação, o deputado progressista lembra que a proposta de criação de uma Delegacia Especializada foi garantida no parlamento há três anos.
Números – No primeiro trimestre de 2015, o Disque 100 da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República registrou 19 denúncias de violações de direitos de crianças e adolescentes no Acre. O Acre ficou em 25º lugar em comparação aos demais estados.