A pista de pousos e decolagens do Aeroporto Internacional de Rio Branco, Plácido de Castro, entrará em uma nova fase de obras, entre os dias 18 de maio a 17 de junho. De acordo com a Infraero, serão interditados 458 metros da pista, sem alterações nos voos comerciais regulares e nas operações do aeroporto.
Já a partir de 18 de junho, as operações de voos comerciais serão suspensas por 16 horas, das 6h às 22h (horário local). A interdição está programada para ocorrer até o dia 15 de dezembro.
Os trabalhos são essenciais para realização dos serviços que vão aprimorar a segurança das operações de pousos e decolagens do aeroporto. Serão realizados os serviços de terraplanagem e pavimentação da pista. Ao todo, R$ 97 milhões serão investidos. Em dezembro de 2014 a Infraero concluiu a inserção da camada de ligação (binder) e a drenagem da pista.
“Todo o planejamento para a execução dos trabalhos foi acertado previamente entre Infraero, empresas aéreas, Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA)”, afirmou o superintendente do Aeroporto de Rio Branco, Jailson Araújo.
A Infraero orienta os passageiros a procurar as companhias aéreas responsáveis por seus voos para obter informações sobre o remanejamento de horários.
O Aeroporto Plácido de Castro registrou 391 mil embarques e desembarques em 2014, além de 9.876 pousos e decolagens. Atualmente, o terminal recebe seis voos regulares diários. Durante o período de obras, a pista de 2.158 metros será reduzida para 1.700 metros.