Deputado destaca importância da expansão educacional nas universidades do país

O deputado federal Leonardo de Brito (PT) voltou a destacar a importância da expansão educacional nas universidades do país. Ele destaca a necessidade de criação de políticas públicas que possam proporcionar ampliação e qualidade nos estudos acadêmicos.

Para o parlamentar, a criação de novas universidades federais, bem como a interiorização das que já existem, são exemplos de políticas adotadas que deram certo.

“Vivemos um momento de progresso do ponto de vista da expansão universitária. Não só da expansão, mas também da qualidade. Temos percebido a necessidade de elaboração de novos mecanismos que possam proporcionar esta expansão. Tanto a criação de novas universidades, a interiorização das existentes, o Fies e o ProUni, são exemplos de ações que deram certo. Temos que seguir por este caminho”, frisou o deputado.

Ele ressalta que só no ano passado, o Brasil registrou 2,4 mil instituições oferecendo 32 mil cursos de graduação para mais de sete milhões de estudantes. Porém, ele afirma que ainda é necessário avançar.

“Temos que levar educação de qualidade às localidades de difícil acesso. No Acre, por exemplo, temos quatro municípios que são literalmente isolados, aonde só se chega de barco ou de avião. Inclusive, estou destinando emendas parlamentares para a compra de equipamentos que possam fortalecer a educação à distância. Acredito que essa pode ser uma alternativa”, disse.

Por fim, Leo de Brito comentou sobre a importância do sistema de ensino oferecer orientação vocacional aos alunos. “Não adianta a gente expandir, ter vagas, se os estudantes estiverem em um curso que não é da vocação deles. Isso gera um alto índice de evasão e forma profissionais frustrados, que vão acabar optando por fazer outro curso. Estamos falando também de mais gastos de recursos públicos à toa”, ressalta.

Assuntos desta notícia