O primeiro vice-presidente da Assembleia Legislativa (Aleac), deputado Eber Machado (PSDC), apresentou à mesa diretora do parlamento estadual, na manhã de quarta-feira, 27, um requerimento solicitando a realização de uma audiência pública para debater e criar um plano de combate à violência escolar.
“A escola deveria ser um ambiente de tranquilidade e aprendizado, porém, atualmente, temos visto que mais tem servido como ringue de luta do que local de estudo. Não podemos ignorar estes casos de violência escolar. É necessário pensar um plano para combater estes episódios dentro e fora dos ambientes das escolas públicas”, falou o deputado.
Ele demonstrou preocupação também quanto às substancias ilícitas que tem circulado dentro das escolas. Para Eber, as ações quanto ao assunto devem ser tomadas com a mais urgência possível.
“O grande índice de drogas dentro das escolas cresceu nos últimos meses. Temos professores saindo das salas de aula porque estão com medo. Temos alunos que estão indo armados para sala de aula. Não podemos permitir que esta situação perdure, que nossos jovens sejam dominados pela violência e pelos aliciadores do tráfico de drogas. Temos que agir o mais rápido possível”, salientou.
Eber ressalta que o envolvimento na busca de soluções para a questão não deve ser apenas entre os pais e diretoras das escolas. “É um debate importante, portanto, o envolvimento deve ser de todos”.
O parlamentar convocou representantes do Ministério Público Estadual (MPE), Polícia Militar, Secretaria de Educação do Estado, Secretaria Municipal de Educação, diretores de escolas, pais de alunos, Tribunal de Justiça do Acre e Núcleo de Atendimento à Criança e ao Adolescente, para participar da audiência pública.