Menos de 24 horas após protocolar junto à mesa diretora da Assembleia Legislativa (Aleac), requerimento solicitando a instalação da CPI da BR-364, o autor do documento, deputado Luiz Gonzaga (PSDB) viu seu pedido ser cancelado. O motivo foi a retirada do nome do deputado Nicolau Junior (PP) da requisição.
A notícia pegou de surpresa os demais parlamentares da oposição. O deputado Gerlen Diniz (PP) lamentou a decisão do colega de partido. Ele enfatizou que essa situação poderá trazer consequências a Nicolau no futuro.
“Lamento informar a todos que a CPI da BR-364 foi enterrada nesta quarta-feira. O deputado Nicolau Júnior, retirou sua assinatura do requerimento. Esta decisão é prejudicial, principalmente para ele, um rapaz novo na política”, disse.
O parlamentar afirmou ainda que a atitude de Nicolau Júnior causa um desconforto ao Partido Progressista no Acre.
“Essa atitude, sem sombra de dúvida, irá gerar muitas especulações sobre a posição política do PP no Estado. É uma posição dúbia que gera muita especulação, o que acaba refletindo até no meu mandato. Lamentável”, ressaltou.
Gerlen Diniz explicou que os parlamentares do Partido Progressista não se reuniram para debater sobre o assunto, portanto, seu colega de legenda está desprendido sobre qualquer decisão.
“O PP não debateu sobre qual seria o posicionamento do partido. Com isso, o deputado Nicolau Júnior estava livre para decidir sobre o assunto. Em nenhum momento ele foi contra a orientação da sigla. Só espero que futuramente a oposição esteja mais afinada”, salientou o deputado.
O autor do requerimento, deputado Luiz Gonzaga, também lamentou a decisão do oposicionista. Ele acredita que manobras políticas tenham levado o progressista a recuar e pedir a retirada de seu nome do requerimento.
Sem o nome de Nicolau Junior no documento, o requerimento fica impossibilitado de ser apreciado na Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Aleac, haja vista ser necessária a assinaturas de oito parlamentares para ser analisada pela CCJR e também votada no plenário da casa legislativa.
Na sessão de terça-feira, o líder do governo, deputado Daniel Zen (PT) chegou a afirmar que caso o requerimento chegasse ao plenário da casa legislativa, a base governista votaria a favor da instalação do CPI para investigar a BR-364.