O líder do governo na Assembleia Legislativa (Aleac), deputado Daniel Zen (PT), destacou a visita dos governadores peruanos a Rio Branco, ocorrida na última semana. Segundo o deputado, a comitiva veio com a finalidade de conhecer as atividades econômicas do Estado, em especial a piscicultura e avicultura.
“O Estado do Acre ficou bastante orgulhoso em recebê-los. O Peru é um país que cresce mesmo nas crises. Temos muito que aprender com eles. Isso é motivo de alegria. Isso é sinal que a nossa política interessa a esses países”, frisou o deputado.
Zen salientou a importância de se ampliar a troca de experiências com o país vizinho a fim de encurtar os laços e por fim às barreiras comerciais. “É salutar que mantenhamos essa relação cada vez mais próxima. Os entraves ainda são muitos. As questões aduaneiras ainda são entraves para o desenvolvimento”.
O parlamentar comentou ainda sobre a votação na Câmara Federal da minirreforma política. Ele lamentou a aprovação da proposta que garante aos partidos políticos receberem de empresas doações para as campanhas.
“A Câmara fez uma manobra espetacular trazendo novamente para discussão um tema que já havia sido rejeitado, a aprovação do financiamento privado é algo vergonhoso para o Brasil. Aprovar uma emenda como essa neste momento em que nosso país passa por uma crise relacionada à corrupção chega a ser algo absurdo”, enfatizou.
O deputado Jenilson Leite (PCdoB) também repudiou a decisão da Câmara dos Deputados. “Os deputados federais agiram de maneira vergonhosa ao trazer novamente para a discussão um tema que já havia sido rejeitado”.