Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Lourival Marques destaca importância do programa “Ministério Público na Comunidade”

O líder do Partido dos Trabalhadores na Assembleia Legislativa (Aleac), deputado Lourival Marques, destacou a continuidade do projeto Ministério Público na Comunidade. O programa teve início em setembro de 2013.

De acordo com o parlamentar, o projeto tem proporcionado um contato maior entre o promotor de justiça e o cidadão. “A visão do promotor ganhou novos ares para os cidadãos do nosso Estado. O programa possibilita ainda que a vida das pessoas seja melhorada”, ressaltou.

Lourival ressaltou que o projeto ganhou novos contornos na gestão do procurador Oswaldo.

“O projeto que já era bom ficou ainda melhor na gestão de Oswaldo, se expandiu para além da Capital. Até 2015, o atual procurador-geral pretende levar cidadania aos mais distantes recantos do Estado, através do MP na Comunidade”, frisou.

Ele lembrou que a última edição, ocorrida no dia três de maio deste ano, no projeto de assentamento Santa Luzia, distante cerca de 50 km do centro de Cruzeiro do Sul, foi bem sucedida. Segundo ele, mais de dois mil atendimentos foram realizados.

“Foi um sucesso o MP na Comunidade no assentamento Santa Luzia, lá os moradores receberam diversos atendimentos no que diz respeito a consultas processuais, área de saúde e segurança. A próxima edição já tem data marcada para acontecer, será no dia 24 de maio, na escola Pedro Martinello, no bairro Montanhês, em Rio Branco”, informou.

Para o deputado, o contato direto com o cidadão proporcionado pelo MP na Comunidade desburocratiza e humaniza a ação do Ministério Público.

“O projeto revela aos servidores e membros a realidade dos bairros e dos municípios do Estado, além de oferecer ao cidadão a oportunidade de assumir o papel de protagonista na transformação da realidade social”, enfatizou.

O projeto MP na Comunidade já atendeu cinco comunidades em dois municípios: Cruzeiro do Sul e Tarauacá (dentro da Ação Global). Uma média de 100 pessoas da equipe do MP/AC e voluntários da comunidade e instituições parcerias trabalhando em cada edição. A meta do projeto é realizar 1.000 atendimentos por bairros e cidades do interior. Todas as cidades do interior do Estado até o final deste ano.

Sair da versão mobile