O prefeito de Cruzeiro do Sul, Vagner Sales (PMDB), foi convocado pelo Senado da República para explicar os altos índices de dengue registrados no município. A convocação foi feita a partir de requerimento de autoria do senador Marcelo Crivela (PRB/RJ), aprovado pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS) da casa legislativa.
A convocação do prefeito da segunda maior cidade acreana, conforme a justificativa do requerimento, é porque Cruzeiro do Sul lidera o ranking da doença no país.
Conforme preceitua o Sistema Único de Saúde (SUS), o controle epidemiológico das endemias é uma ação básica de saúde de responsabilidade de Cruzeiro do Sul há mais de 10 anos. Para tanto, a cidade recebe repasses financeiros do Ministério da Saúde para as chamadas ações de Vigilância em Saúde.
O prefeito da cidade de São Paulo também foi convocado para prestar esclarecimento. Além dos dois prefeitos, o ministro da pasta também estará presente na reunião. Na ocasião, serão debatidas as ações desenvolvidas pelo MS para diminuir o índice da doença no país.
No Acre, os casos de dengue aumentaram cerca de 1.000%, perdendo somente para São Paulo na incidência da doença.
Em pronunciamento da sessão de ontem, a deputada Eliane Sinhasique (PMDB) pediu ao Governo do Estado que ajude o município a controlar a doença. “Em 2010, quando a Capital da dengue era Rio Branco. O governador Tião Viana, que é médico, prestou toda a assistência necessária para que o então prefeito, Raimundo Angelim, debelasse a dengue na Capital. Peço que o mesmo seja feito com Cruzeiro do Sul”.