Emocionada! Foi assim que Andreia Fabrícia Alves da Silva, uma das novas moradoras da Cidade do Povo, recebeu a chave de sua casa das mãos do governador Tião Viana, durante a entrega de outras 246 casas na manhã desta sexta-feira, 22. Ao todo já entregues até agora 2.282 casas a custo zero para pessoas que moravam em área de risco de enchente ou contempladas com o aluguel social.
Os novos moradores do local foram retirados dos bairros Taquari, Triângulo, Cidade Nova e Baixada da Habitasa, todos eles afetados pela cheia histórica do Rio Acre este ano. O governo do Estado prevê que até o final de 2015 será realizada a entrega de mais 1.062 casas.
“Sempre sonhei com esse momento. E receber a chave da minha casa é uma emoção indescritível. Uma nova fase começa agora na minha vida. Vou poder dar uma qualidade de vida melhor para meus filhos”, afirmou Andreia Fabrícia.
Além da casa, a moradora ganhou também, toda a mobília. “A própria empresa construtora dessas casas doou alguns itens para a família começar essa nova fase com tudo novo”, informou a assessoria da Secretaria de Estado de Habitação de Interesse Social (Sehab).
Durante a entrega, o governador Tião Viana afirmou que serão entregues outras cinco mil casa na Cidade do Povo. “Há uma grande alegria de estar vivendo este momento. Nem todos conseguem traduzir o sofrimento das pessoas em época de alagação, mas aqui elas terão paz. Nosso sonho é ver os filhos de famílias de áreas de risco se encontrarem aqui e crescerem na vida”.
Entre os contemplados está Francisco Souza, morador do bairro Adalberto Aragão. Ele contou que a antiga casa era muito próxima do Rio Acre e por isso todo ano alagava. “A desse ano foi a pior de todas. Perdi quase que minha mobília inteira. É muito triste, pois tenho apego as minhas coisas. Mas agora essa agonia acabou, terei minha uma nova casa para chamar de lar”, falou entusiasmado.
Ao final do projeto, serão 10.518 residências no empreendimento, sendo mais de três mil a custo zero. O secretário de Habitação de Interesse Social, Jamil Asfury, destacou a alegria e satisfação de poder entregar mais casas exatamente um ano após o início da chegada dos primeiros moradores.
“No dia 22 de maio do ano passado a Cidade do Povo recebeu as primeiras 392 famílias, iniciando a realização dos sonhos de milhares de pessoas de Rio Branco.
O prefeito Marcus Alexandre fez questão de lembrar, ainda, que a Cidade do Povo, como parte do município, nasce com toda a infraestrutura necessária para receber os moradores e que a partir de agora as famílias não passarão por dificuldades durante o inverno.
O superintendente regional da Caixa em exercício, Enéias Tolentino, informou durante a cerimônia que aproximadamente 150 pessoas já haviam assinado os contratos e realizado a vistoria do imóvel, etapas primordiais para o recebimento da chave do imóvel.
No evento, somente 150 pessoas receberam as chaves, os demais beneficiados estão sendo convocadas pela Sehab a comparecerem à agência da Caixa para assinatura do contrato até a próxima sexta-feira, 29 de maio.
O empreendimento recebeu investimento de mais de R$ 15 milhões, com recursos do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR). No Brasil, o programa já beneficiou mais de 8,6 milhões de pessoas, com a entrega de 2,16 milhões de moradias em todo o país. Já no Acre, foram entregues 5.403 unidades, beneficiando 21 mil pessoas. Em Rio Branco, o PMCMV beneficiou mais de 19 mil pessoas com a entrega de 4.891 unidades habitacionais.
Estiveram presentes a cerimônia de entrega das casas os deputados estaduais, Lourival Marques (PT), Jesus Sérgio (PDT), Heitor Junior (PDT), André Vale (PRP) e o federal Raimundo Angelim.
A Cidade do Povo possui escolas de ensino fundamental e médio, praças, mercado municipal, Unidade de Pronto Atendimento (UPA), delegacia, terminal de ônibus, unidade de tratamento de esgoto e outros serviços.