X

Posse de Luísa Karlberg na presidência da Academia Acreana de Letras

Academia Acreana de Letras  realiza, nesta sexta-feira, 19 de junho, a solenidade de posse da nova Diretoria para o biênio 2015-2017. A importância da Academia Acreana de Letras flui do liame profundo que existe entre este sodalício e a cultura. Aqui, no Acre, sua importância salta aos olhos mais atentos de quem olha a cultura como um motor que traduz a vida em sociedade. Isso porque Cultura significa cultivar. Genericamente a cultura é todo aquele complexo que inclui o conhecimento, a arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes e todos os hábitos e aptidões adquiridos pelo ser humano.

E, nesse contexto regional, aqui no Acre, a Academia Acreana de Letras é, possivelmente, a maior referência no mundo cultural da cidade, uma vez que seus membros, chamados “imortais”, traduzem o lastro cultural do povo. Sendo assim, uma Academia tem o condão de desabrochar aspirações, e de estimular o desenvolvimento da literatura, além de premiar os méritos dos seus mais destacados cultores das letras.

Então, falar em Academia é pensar em livros, penetrar na noite dos tempos para encontrar auroras boreais. E, com esta intenção, tateando no escuro desconhecido, a pouco e pouco, descobrem-se os indícios primeiros da arte de pensar. O fluir da vida vai acumulando experiência e sabedoria no delta da maturidade, que passa a ser um bem comum usufruído por todas as gerações e idades, constituindo-se, desse modo, em patrimônio da própria sociedade.

Na Academia Acreana de Letras, cada geração deixa um legado. Processo vagaroso, lento, a exigir tempo para tomar corpo e se mostrar. Assemelha-se à formação do universo que, em movimento rotatório, vai condensando energia, gás e luz, até assumir a fosforescência das galáxias, em expansão contínua, onde brilha a centelha da criação.

Convidamos a sociedade acreana a prestigiar o evento que diz respeito à vida, à cultura, à literatura, à linguagem do Acre.

Segue o convite abaixo, extensivo a cada  leitor, cada acreano de berço ou de coração. Que juntos sejamos a força capaz de movimentar à vida cultural do nosso Estado do Acre.

Categories: Luísa Lessa
A Gazeta do Acre: