GAZETINHAS: 25/06/2015
* Corre junho!
* E a semana segue agitada, triste também.
* No país, muita comoção por conta da morte do cantor sertanejo Cristiano Araújo, de apenas 29 anos.
* É o tipo de perda trágica e prematura que sempre impressiona e comove a gente.
* Embora não seja o primeiro caso, em circunstâncias parecidas.
* Estrada, cansaço, excessos, falta do uso do cinto de segurança…
* Combinação sempre perigosa.
* Mas, enfim, a vida segue…
* E, em meio à tristeza, fica o alerta.
* No parlamento estadual, a quarta-feira foi produtiva e, contrariando as expectativas, sem os esperados bafões entre nossos deputados estaduais.
* Estão tão comportados, trabalhadores, organizados…
* Huum.
* E o resultado dessa disposição toda apareceu, ontem, na votação do Plano Estadual de Educação (PEE), que ocorreu sem estresses e maiores atropelos.
* O Plano foi aprovado, por unanimidade, após ser previamente discutido na Comissão de Educação da Casa e também em audiências públicas e reuniões temáticas.
* Inclusive, com a participação do sindicato da categoria.
* Nem o polêmico ponto da “ideologia de gênero”, que gerou tantos debates na Câmara Federal, foi problema em nível estadual.
* Com ponderação e diálogo, os deputados parecem ter conseguido chegar a um meio termo, que agradou tanto os evangélicos e católicos, quanto a comunidade GLBT.
* Entre os destaques do PEE, a proposta do governador Tião Viana de destinar 100% dos royalties do pré-sal a que o Acre tem direito para investimentos no setor.
* Iniciativa precursora no país, que irá garantir uma nova fonte de recursos para o financiamento das políticas educacionais, nos próximos 10 anos, no Estado;
* O que é sempre uma boa notícia.
* Senador Jorge Viana presidiu, ontem, a primeira reunião no Senado sobre a reforma política.
* E destacou o desafio da Casa de chegar a um resultado que moralize a atividade e retire a “insegurança jurídica” que leva à “desconfiança, à sus-peição e ao descrédito”.
* Sobre o assunto, leitor José Carlos manda um recado ao senador acreano:
* “Com respeito ao Jorge, que é um dos poucos políticos do nosso Estado que realmente trabalha, diga a ele que não dá pra falar em moralização política e, paralelamente, partir em defesa do ex-presidente Lula”…
* E continua:
* “A primeira moralização necessária é permitir que a Justiça investigue e puna todos os responsáveis pela lama de corrupção que tomou conta do Brasil. O Lula pode ser um grande líder para o PT, mas nunca estará acima do bem e do mal e muito menos das leis soberanas do país”.
* Xii. Escureceu.
* Fecha o pano.