* Acre globalizado.
* Te mete!
* Somente na semana passada, comitivas de duas grandes potências mundiais vieram ao Estado para conhecer projetos com práticas de desenvolvimento sustentável.
* Primeiro, representantes da embaixada alemã conheceram programas comunitários na área de piscicultura e plantio de árvores frutíferas.
* E, na última sexta-feira, uma comitiva do governo da Califórnia também fez um tour pelos principais projetos do governo acreano, que aliam desenvolvimento econômico e sustentabilidade ambiental.
* Entre eles, o Complexo de Piscicultura, a nova fábrica de beneficiamento de bambu, os manejos sustentáveis da floresta…
* Sobre o assunto, leitor José Medeiros manda email abusado, contrariado com algumas manchetes recentes:
* “Acre é exemplo disso; Acre é modelo daquilo. Com todo respeito: acho que não moro nesse mesmo Acre que vocês e o governador Tião Viana, não”.
* Marrolha!
* Tudo bem. É uma opinião pertinente.
* Basta morar no Estado pra saber que existe mesmo um longo caminho de desenvolvimento a percorrer.
* Em todos os aspectos.
* Mas, é importante também olhar por outras perspectivas.
* Valorizar as boas práticas, divulgar, incentivar, acreditar…
* E aí, é preciso dar os créditos às iniciativas que, mesmo não sendo “perfeitas”, de fato, estão servindo de referência para outros lugares do mundo…
* Por que, não?
* Iniciativas estas que, muitas vezes, são até mais valorizadas “lá fora” do que pelo próprio governo brasileiro.
* Só pra refletir…
* (Com todo respeito também).
* Ainda falando em “globalização”, senador Jorge Viana foi o representante do Senado Federal na 11ª Sessão do Fórum sobre Florestas da ONU, realizada, na última quinta-feira, em Nova York.
* E defendeu, junto com outros bons nomes do Brasil, a resolução, assinada por mais de 50 países, que vai guiar as ações da comunidade internacional sobre a gestão de florestas, nos próximos 15 anos.
* Jorge foi entrevistado pela rádio da ONU e falou sobre mudanças climáticas e sobre a COP 21, marcada para dezembro, em Paris.
* “É a grande oportunidade que o mundo tem de ter um documento que possa suceder Kyoto”.
* Mais uma boa atuação do senador acreano.
* Ainda da série “Do Acre para o mundo”…
* A tartaruga exótica encontrada durante uma pescaria, em uma fazenda próxima a Xapuri, já virou destaque em sites de notícia do país.
* Grande, estranha, cansada, parecendo um dinossauro…
* O Dim abarcou logo:
* “É um Petecãonossaurus”.
* Ô maldade.