A população de Tarauacá chegou cedo para garantir e assegurar uma vaga para os atendimentos que precisavam. Por volta das sete horas da manhã deste sábado, 30 de maio, a Escola José Augusto estava lotada para prestigiar a 20ª edição da Ação Global, realizada pelo Sesi, em parceria com a rede globo. Durante todo o dia foram realizados 28.237 atendimentos, sendo 889 na área de cidadania, 12.855 na saúde; 9.875 na área de qualidade de vida, 235 na área de educação e 4.383 em outros serviços, como corte de cabelo.
O prefeito de Tarauacá e voluntário do evento, Rodrigo Damasceno, agradeceu ao Sistema Fieac pelo carinho e atenção que está tendo com o município. “É a 2ª edição consecutiva da Ação Global que estamos recebendo e isso me deixa muito feliz e agradecido, pois enfrentamos um período difícil com a alagação, e a Fieac teve a sensibilidade de atender ao nosso chamado. As pessoas que foram atendidas no evento voltaram para suas casas com mais dignidade, pois puderam tirar RG, CPF, carteira de trabalho, além de atendimentos médicos e um dia com atividades de lazer. Aproveitei o evento para prestar meus serviços médicos à população, acho que devemos ser voluntários sempre”.
Grávida de cinco meses, a estudante Luana, viu no evento a possibilidade de checar se estava tudo bem com o bebê. “Cheguei cedo, pois queria fazer um ultrassom e sei que é um serviço muito procurado. Descobri que estou esperando uma menina, agora já posso arrumar o enxoval todo rosa. Quero agradecer ao Sesi por proporcionar a nós, que não temos condições financeiras, atendimentos tão importantes”.
“A Ação Global é um evento que muito nos orgulha, pois tem a cidadania como foco principal, por meio dos diversos serviços oferecidos. Tivemos a participação de 460 voluntários e 40 parceiros. Os números finais de atendimento, que superaram nossas expectativas, refletem o trabalho e comprometimento do Sesi, parceiros e voluntários. Agradecemos a todos que sempre abraçam essa ação”, frisou a superintendente do Sesi, Gisélia Belmina.
Parceiros – A obtenção de documentos básicos é o primeiro passo para que um indivíduo seja oficialmente reconhecido como cidadão. Por essa razão, a Ação Global disponibiliza, de maneira gratuita, documentos como carteira de identidade, CPF e carteira de trabalho. “Há muito tempo Tarauacá não emite carteira de trabalho e sabemos da necessidade que existe no município, então essa parceira é muito importante, pois se trata de um trabalho social. Somos parceiros desde o início e ver as pessoas saindo daqui felizes é muito gratificante para nós”, destacou José Vicente, representante da Superintendência Regional do Trabalho.
Casamento Coletivo – 218 casais, de todas as idades, disseram sim no casamento coletivo realizado durante a Ação Global. Joaquim Clovis, 65, e Nilda Alves, 59 anos, estão juntos há 36 anos, mas nunca tiveram a oportunidade de oficializar a união. “Apesar de estarmos juntos há tempos, sinto como se hoje fosse o início de uma nova vida. Vivemos numa situação financeira muito difícil e esse evento veio para nos trazer a felicidade plena”, comemorou o casal.
O casal mais jovem do evento, Francisco Ricardo, 20, e Maria Cruz, 17, explicou que por ser muito religiosos, esse momento era muito esperado. “Estamos muito felizes, já tínhamos plano de casar e esse evento trouxe a facilidade e agilidade. Agora é uma nova fase que se inicia”, comemoraram.