O tema da Parada Gay 2015 é “Por um Acre sem homofobia, sem cair, sem recuar, sem temer” e será realizada no próximo dia 28, Dia do Orgulho Gay. A concentração será no Colégio de Aplicação e o trajeto se encerra no Mercado Velho, onde ocorrerá um show da Sandra Mello.
Divulgando uma intenção pacífica, o presidente da Associação dos Homossexuais do Acre (Ahac) Germano Marino convida: “Venham com adereços coloridos e de branco. Queremos que as pessoas venham novamente participar da parada, as famílias, as crianças e o orgulho gay. A nossa sensibilização é por um mundo de paz e tolerância das diferenças”.
Ainda mobilizando para uma nova filosofia e a partir do questionamento de atividades anteriores, Germano argumenta: “Não participam só homossexuais do evento, participa a população. E têm pessoas que vão sem saber qual é o intuito da manifestação e cometem equívocos. O que tem feito todo o movimento pegar uma rebarba negativa perante a sociedade”.
O governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo e Segurança somado ao Ministério Público, são apoiadores da Parada Gay. Ainda estão envolvidos o Detran, Rbtrans e a Vigilância Sanitária, que avaliará os produtos dos ambulantes.
A parada do Orgulho LGBT terá um trajeto mais curto e com apoio ostensivo da segurança pública acreana, para coibir excessos e manifestações de ódio. O secretário de Segurança Emylson Farias afirma: “Cerca de 100 homens vão trabalhar a paisana e velados para que o movimento seja tranquilo”.
A secretária de turismo Rachel Moreira reforça: “Todo movimento popular tem a participação da segurança pública, é uma obrigação constitucional prestar segurança à sociedade”.
“A parada faz parte do calendário do estado. Nós temos a Lei Estadual de Turismo, que prevê que todos os grandes eventos e os eventos que ocorreram mais de três vezes, passam a compor o calendário oficial, assim como: o Arraial Cultural, ExpoAcre, Marcha para Jesus e entre outros. O nosso papel é articular para que a festa aconteça da melhor forma e cumpra seu papel da melhor forma também”, esclarece Rachel.