O Acre será representado por dois nomes na delegação brasileira que disputará os Jogos Parapan-Americanos de Toronto, no Canadá, de 7 a 15 de agosto deste ano. São eles: Edson Cavalcante e Jerusa Geber dos Santos, ambos no atletismo. A lista completa foi divulgada na segunda-feira (1º) pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).
Em contato por telefone, Edson Cavalcante relatou a emoção de representar o país e seu estado natal em mais uma competição internacional. Em 2011, em Guadalajara, no México, o acreano conquistou ouro nos 100m e 200m e prata nos 400m na categoria T38. Essa é a terceira vez que ele participa dos Jogos. Edson completa 36 anos nesta quarta-feira (3) e comemora o “presente”.
“Vim para São Paulo para alcançar uma marca melhor nos Jogos. Foi um bom presente de aniversário a convocação. Agradeço todos os acreanos pelo apoio. Estamos representando nosso Estado e mostrando que daí pode sair campeões, basta acreditar”, declarou.
Já Jerusa dos Santos tem como atleta guia o marido, Luiz Henrique. Em 2011, em Guadalajara, os dois conquistaram a medalha de prata na categoria T11.
O Brasil, que ficou no topo do quadro de medalhas das duas últimas edições do Parapan (no Rio, em 2007, e em Guadalajara, em 2011), terá a maior delegação da competição: 270 paratletas, além das pessoas que fazem parte de comissão técnica e apoio.