O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva reuniu-se na noite da última segunda-feira, 29, com 66 dos 76 parlamentares do PT no Congresso Nacional. O objetivo da reunião foi para articular uma reação à crise política que atinge o partido e o Planalto. Para Lula, o momento é de “virar a página” do ajuste fiscal e tratar sobre a viabilidade de propostas para o crescimento do país.
Em recente declaração, o ex-presidente chegou a afirmar que a equipe econômica da presidente Dilma Rousseff (PT) havia errado em adotar determinadas medidas do ajuste fiscal e que o PT “só pensa em cargos” e está “abaixo do volume morto”.
Segundo o líder do partido no Senado, Humberto Costa, Lula pediu que os petistas ‘esqueçam’ o ajuste e defendam o governo Dilma. “Temos que esquecer esse discurso de ajuste e passar para a defesa do programa de crescimento, da retomada do emprego e do controle da situação econômica do país.”
Ele destaca que o ex-presidente frisou a importância de ressaltar as ações do governo federal, como o programa de investimento em logística, o Minha Casa, Minha Vida, entre outros.
“Esquecer esse discurso do ajuste e passar fortemente para a defesa do programa de crescimento de retomada do emprego, de controle da situação econômica do país”, disse Humberto Costa.
O líder do partido na Câmara Federal, deputado Sibá Machado (AC), salientou que a reunião foi importante, pois, através desse debate serão intensificadas as ações conjuntas das bancadas no Congresso e ampliada à interlocução com os movimentos sociais.
“Vamos municiar nossa bancada para agir nas agendas [do Legislativo] de maneira mais organizada e em diálogo com os movimentos sociais, levando as pautas da sociedade para o Congresso”, finalizou.