A acadêmica professora doutora Luísa Karlberg toma posse da presidência da Academia Acreana de Letras (AAL), para o biênio 2015-2017, nesta sexta-feira, 19, no Teatro Universitário da Universidade Federal doAcre (Ufac), às 19h. Além da presidência, membros da nova diretoria serão empossados.
A AAL foi fundada em 17 de novembro de 1937, filiada à federação das Academias de Letras do Brasil. Segundo Luísa Kalberg, a importância da Academia Acreana de Letras flui do liame profundo entre a academia e a cultura. “Aqui no Acre, a Academia Acreana de Letras é, possivelmente, a maior referência no mundo cultural da cidade, uma vez que seus membros, chamados ‘imortais’, traduzem o lastro cultural do povo”, explicou.
A diretoria da Academia é composta por um presidente e seu vice, 1º e 2º secretários, 1º e 2º tesoureiros, e diretores: de Relações Públicas, de Biblioteca e de Patrimônio. Além disso, existe um Conselho Fiscal.
Luísa destacou que cada geração da AAL deixa um legado. “Processo vagaroso, lento, a exigir tempo para tomar corpo e se mostrar. Assemelha-se à formação do universo que, em movimento rotatório, vai condensando energia, gás e luz, até assumir a fosforescência das galáxias, em expansão contínua, onde brilha a centelha da criação”, descreveu.