X

Acompanhamento público inova estrutura da Cavalgada

Faltam 29 dias para a Cavalgada, por isso, as instituições governamentais apresentaram em coletiva de imprensa o planejamento para o acompanhamento do evento. A Cavalgada é tradicional no Estado e integra a programação da ExpoAcre, atraindo grande público.

O trajeto é o mesmo e novamente será realizado no domingo, aprovando a experiência anterior em um dia de menos fluxo no trânsito. Os participantes devem utilizar pulseiras de identificação, o que permite maior qualidade para a atenção dos menores, que estão com cores diferenciadas. E a segurança também alcança novos níveis, com exigências para segurança particular e o reforço da segurança pública.

O Ministério Público e o Procon celebraram Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com as empresas promotoras de shows. Salientando a garantia de direitos como a meia-entrada, segurança e combatendo venda casada e outras modalidades indevidas. “Antes, nós fiscalizávamos apenas a feira, este ano o termo contempla desde a cavalgada, até os shows. Ou seja, a intenção é amenizar a relação com os fornecedores, garantindo que a população vai ter o esperado”, diz o representante do Procon, Jhon Lynneker.  Já houve casos sobre restrições do open bar, não ter comida em camarote e outros itens que são anunciados e nem sempre são encontrados.

Outro destaque é o combate aos maus-tratos nos cavalos. As sociedades protetoras de animais Patinha Carente e Quatro Patas vão ser voluntárias na fiscalização das condições dos animais. Também foram atribuídas novas exigências quanto à identificação, locais para água, uso de ferradura, a proibição de esporas e determinação do local de embarque e desembargue dos animais.

O embarque será no Mercado dos Colonos e desembarque no estacionamento do Parque Marechal Thaumaturgo Filho. Ação que visa combater o esgotamento dos animais. E também foi proibida a garupa no cavalo: apenas uma pessoa o monta. O Idaf faz parte deste debate.

A cada 40 pessoas, um segurança particular. No TAC, o destaque é mesmo a segurança e o descumprimento deste e outros itens preveem multas.  “Faltava haver punições. Essa rigidez ampliará os níveis de segurança”, ressalta o promotor de defesa do consumidor, Marco Aurélio.

No caso de comitivas, os descumprimentos levam também a exclusão do evento seguinte. A segurança pública vai levar 250 homens para o evento. “É um evento privado, que a segurança pública se integra. Contaremos com a Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros com viaturas posicionadas nas rotatórias, 120 homens da PM e a delegacia em prontidão durante todo o dia de evento”, diz o secretário de Segurança, Emylson Farias.

A secretária de Turismo Rachel Moreira explica: “O Ministério Público nos convidou a começar a construir um regramento para impedir e minimizar denúncias comuns que são feitas à sociedade. Todas as comitivas só participam se estiverem concordando com o TAC”.

Outros destaques apontados pelo promotor de defesa do consumidor são: Exigência do Furepol, divisão em blocos, cordão de isolamento, o impedimento que uma mesma pessoa ande de cavalo, quadriciclo e carreta, ordenando o trânsito durante a caminha, obrigatoriedade de segurança e a  identificação dos cavalos.

A Gazeta do Acre: