Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Acre não alcança meta de vacinação contra a gripe

Vacinação continua sendo realizada em todas unidades. (Foto: Odair Leal/ A GAZETA)
Vacinação continua sendo realizada em todas unidades. (Foto: Odair Leal/ A GAZETA)

O prazo estipulado para a campanha contra a gripe no Acre encerrou no último dia 12. Novamente, não foi alcançada a meta de imunização do Estado. Para isso é necessário que mais 25 mil pessoas do grupo prioritário tenham acesso à vacina. Por esse motivo, a vacinação continua sendo realizada em todas as unidades de saúde.

A recomendação do Ministério da Saúde é que 80% da população do grupo prioritário seja vacinada. Foram aplicadas 112.475 doses em crianças, gestantes, mulheres até 45 dias depois do parto, idosos, indígenas, profissionais de saúde, população carcerária e doentes crônicos.

Entre os municípios, apresenta-se o pior quadro em Senador Guiomard, com apenas 20%, e Porto Acre, com 26% de imunização. Entre as categorias do grupo prioritário, a atenção está voltada para os indígenas, gestantes e crianças.

Os municípios que atingiram a meta foram: Capixaba (84,6%), Marechal Thaumaturgo (81,9%), Plácido de Castro (84,87%), Porto Walter (87,46%), Tarauacá (83,42%) e Xapuri (83,13%). E estão próximos desses valores: Manoel Urbano, Mâncio Lima e Rio Branco.

A coordenadora Estadual de Imunização, Dora Holanda, esclarece que está prevista uma reunião para avaliar o quadro atual. “O sistema continua aberto, então continuaremos vacinando. O Estado é soberano e, por isso, estamos visando o que é melhor para a população. Mas quero reforçar o convite para que os pais para levem seus filhos para serem vacinados”.

Sem título

Sair da versão mobile