O ministro do Esporte, George Hilton, recebeu na última quinta-feira, 29, em Brasília, os representantes indígenas que apresentaram o projeto da Copa das Árvores, evento que trata sobre biomas e valorização cultural dos povos indígenas por meio das práticas esportivas. A primeira edição está programada para ocorrer dentro da aldeia em Marechal Dama Turno, no Acre, em junho de 2016.
Para o ministro, a ação vai além da prática esportiva, pois atende a preservação da cultura indígena e a proteção dos biomas brasileiros. “Teremos neste ano o grande evento (Jogos Mundiais Indígenas) que demonstra claramente o comprometimento do Ministério do Esporte com as comunidades indígenas. Aliás, é o primeiro evento mundial que teremos em Tocantins e vendo o entusiasmo dos povos indígenas do Acre nós acreditados na importância desse tipo de evento para as comunidades tradicionais”, disse.
Segundo o indígena Haru Pantanal, a Copa das Árvores é uma ideia inovadora no Acre. “O grande objetivo do projeto é deixar um legado para as aldeias indígenas para que eles possam realizar os seus eventos e práticas tradicionais”, explicou. (Breno Barros / Ascom Ministério do Esporte)