O amor estar no ar! Hoje é o dia certo de mandar flores, chocolates, cartões e cartas apaixonadas, dia de declarar o seu amor. A data é marcada por surpresas entre os enamorados, suspiros emocionados, e olhos cheios de lágrimas (de felicidade).
O Dia dos Namorados, ou Dia de São Valentim, como é chamado em alguns países, é uma data conhecida mundialmente. A data tem raízes históricas, que remontam aos rituais pagãos da Roma Antiga.
No Brasil, a história desta data comemorativa começou em 1949, quando o empresário João Dória trouxe do exterior a ideia de uma data para homenagear os casais apaixonados. Aqui, 12 de junho antecede o Dia de Santo Antônio, o ‘santo casamenteiro’.
Além de comemorar, hoje é dia de relembrar lindas histórias de amor. Aquelas histórias que correm por todos os lugares e ganham o mundo. No Acre, especificamente, vários pedidos de casamento e loucuras de amor caíram na ‘boca do povo’. Foi assim com o casal Madeline Guimarães e Diego Vale. Após três anos de namoro, no dia 27 de agosto de 2013, ele realizou o ‘grande sonho’ dela: o pedido especial de casamento.
Madeline conta que seu amado insistiu e investiu quase um ano para conseguir uma chance de mostrar o seu amor. “Eu estava muito desiludida com os meus relacionamentos anteriores, e não queria saber de ‘amor’, quanto mais de sofrer de novo. E por ser melhor amiga do Diego, conhecia tudo da vida dele, e pensava que definitivamente ele não era o cara certo”, disse.
Diego insistiu, insistiu muitas vezes, fez surpresas, se declarou em inúmeras ocasiões, e até compôs uma música para ela. “Mas eu sempre dizia não, e a cada não ele se aproximava mais perto dos meus lábios pedindo para que eu repetisse… E eu não sou tão de ferro assim, né? (risos). E eis que se fez o ditado ‘água mole em pedra dura, tanto bate até que fura’. Entreguei-me ao amor, depois de um ano de conquistas e paqueras”, contou Madeline.
O pedido de casamento
Depois de três anos de namoro, em 2013, o enfermeiro Diego fez o tão esperado pedido. Na época, Madeline cursava nutrição na Ufac. Foi então que ele aproveitou a oportunidade e combinou com as professoras uma ‘palestra surpresa’, que parou todo o bloco da universidade.
“De repente, começou a passar pela apresentação várias fotos nossas, com a música que ele tinha feito. Nossa, foi indescritível! Todas as meninas começaram a gritar. Foi quando ele entrou, com plaquinhas que demonstravam o grande amor que sentia por mim e finalizou com o pedido. ‘Quer casar comigo?’ Quase tive um infarto! Minha mãe entrou com um buquê de flores, junto com minha família e alguns amigos. Nesse momento todas as meninas da sala estavam chorando e eu nem se fala né? Foi perfeito! Foi de Deus”, descreveu Madeline.
“Deus mudou o rumo dos meus sonhos”, disse Madeline
O casal decidiu casar esse ano, em 2015. Os dois formados e com a vida já ‘encaminhada’. Mas, em setembro de 2014, o destino dos dois havia mudado, e a mãe da jovem faleceu. “Em dois dias, perdi a base de tudo da minha vida. Dois dias antes de colar grau em nutrição, dois meses de me ver comemorando na festa de formatura. Foi muito difícil, e continua sendo. Mas o meu ‘presente’ [Diego] esteve comigo em todo momento, acompanhando cada lágrima e me sustentando o máximo que podia. Como nunca tivemos, eu e minha irmã de 15 anos, a presença paterna, virei a mãe. Uma mãe de adolescente”, explicou a jovem.
Após o ocorrido, tudo na vida de Madeline mudou. Antigas prioridades deixaram de existir, como por exemplo, a realização de uma grande festa de casamento. “Seria realização de ver nosso amor concretizado e exposto em cada detalhe”, acrescentou.
O casal enfrentou junto todos os obstáculos e dificuldades que a vida preparou. E foi no dia 28 de novembro, de 2014 que eles oficializaram a união, com o casamento civil.
“Não teve festa, não teve nada do que eu sonhei, mas o meu ‘presente’ estava lá. Pronto para ser meu marido, pronto para ser o pai da minha irmã. Pronto para juntos vencermos todos os obstáculos e problemas deste mundo. E isso me bastava. E isso me fez a mulher mais sortuda e agradecida a Deus do mundo. Nada do que sonhei foi realizado, mas continuaram no meu coração, adormecidos! Esperando a promessa que Deus me deu: um dia filha, eu irei realizar os sonhos adormecidos do teu coração. E eu acredito que esse sonho um dia vai se realizar!”, finalizou com os olhos marejados.
Os planos do casal foram interrompidos, mas, ainda moram no coração dos dois, e também no coração, dos amigos e familiares, que torcem e sempre torceram por um final merecido. Afinal, quando é amor sincero, puro e verdadeiro, o tempo não apaga.
Feira dos namorados
A Prefeitura de Rio Branco, através da coordenadoria Municipal do Trabalho e Economia Solidária (Comtes), está realizando a Feira dos Namorados, no espaço do Novo Mercado Velho. A feira teve início na quinta-feira, 11 e se estenderá até dia 15, sempre no horário de 16h e 22h.
No total, serão 60 empreendimentos entre alimentação, jardinagem, artesanato, brinquedos, cerâmica e outros vendedores ambulantes, cadastrados pela Coordenadoria de Economia Solidária.
Segundo a titular da Coordenadoria Municipal de Economia Solidária, Edna Paro, a feira é uma boa oportunidade para adquirir presentes bons a preços acessíveis, para o Dia dos Namorados. “Haverá estandes com artigos específicos para os namorados”, disse.