Informação. Para deixar a sociedade mais atenta, informar é preciso. Mas, uma mensagem exige um comunicador. Por isso, a figura do jornalista é de vital importância. Para valorizar os profissionais desta área, o Banco da Amazônia reservou a manhã da última terça-feira, 9, para homenagear e premiar os jornalistas acreanos. Junto de vários outros nomes da mídia local, o editor do jornal A GAZETA, Tiago Martinello, e a radialista Degeane Santos, da Rádio GAZETA FM 93,3, foram premiados pela instituição bancária.
Em clima de confraternização, a cerimônia teve a presença de jornalistas dos principais veículos de comunicação de Rio Branco, seja de impresso, rádio, TV, blogs e sites de notícias. O objetivo do banco foi reunir a categoria para celebrar o Dia da Imprensa (nacional), que foi em 1º de junho.
A superintendente interina do Banco da Amazônia, Patrícia Barbieri, falou sobre o respeito que a instituição tem para com os jornalistas. Barbieri também ressaltou que esta é a 9ª edição e que o banco tem planos de seguir com o prêmio para consolidar a estratégia de manter o Basa sempre de portas abertas para com os jornalistas do Estado e da região.
“Imprensa livre e transparente é vital para a sociedade. Comunicar é um grande desafio. Cada dia é uma nova história. Nestes últimos dias tivemos momentos marcantes e estes profissionais estiveram lá para reportá-los. Para nos fazer tirar lições dos acontecimentos. Hoje, as pessoas são consumidoras e produtores da informação. Qualquer um pode postar qualquer coisa. Mas cabe só ao verdadeiro jornalista a responsabilidade de repassar a notícia com todos os seus lados e pontos de vista. Parabéns pelo Dia Nacional da Imprensa”, disse ela.
Os premiados Degeane Santos e Tiago Martinello agradeceram ao Banco da Amazônia pelo reconhecimento e destacaram que é uma honra receber o prêmio-homenagem em nome de toda a família A GAZETA. “É um privilégio receber esta premiação. E gostaríamos de dedicar a toda a equipe do jornal e da rádio A GAZETA, já que jornalismo é um trabalho que só se faz se for em grupo, com respeito e confiança de um profissional para com o outro”, destacou Martinello.
Em nome de toda a classe, o presidente do Sindicato dos Jornalistas do Estado (Sinjac), Victor Augusto N. de Farias, agradeceu ao banco pela iniciativa. Ele também ressaltou a contribuição e a luta diária dos profissionais da área para levar as informações ao povo acreano e destacou o olhar assertivo do Banco da Amazônia em saber reconhecer isso.