Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Emenda de R$ 400 mil beneficia Lar dos Vicentinos com mais de 150 equipamentos

Idosos do Lar agradeceram a emenda de Jorge Viana. (Foto: Odair Leal/ AGAZETA)
Idosos do Lar agradeceram a emenda de Jorge Viana. (Foto: Odair Leal/ AGAZETA)

Emenda parlamentar do senador Jorge Viana de R$ 400 mil beneficia sete entidades no Estado, entre elas o Lar dos Vicentinos da Capital. O centro para idosos recebeu 157 utensílios classificados em 18 categorias. A cerimônia de entrega foi realizada na tarde de terça-feira, 16, no próprio centro.

A única casa de apoio ao idoso em Rio Branco, o Lar dos Vicentinos, foi construída em 1955, fundada pela Sociedade São Vicente de Paulo (SSVP). Hoje, a casa de apoio abriga 69 idosos, entre homens e mulheres.

Entre os utensílios entregues estão cadeiras de rodas, cadeiras para banho, colchões, camas, bebedouros, ventiladores, entre outros.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Social, Gabriel Maia, a emenda visa a estruturação de entidades para a promoção e defesa dos direitos do idoso. “Essa emenda vem fortalecer essas instituições, que a gente chama de instituições de longa permanência. Que acolhem esses idosos que não tem um lar, ou que tem problemas no seu lar, são vítimas de violência e abuso. Esses equipamentos vêm para garantir uma melhor qualidade da prestação do serviço dessas instituições”, explicou.

Além da Capital, mais seis municípios do Acre serão beneficiados com a emenda que foi proposta em 2013, entre eles Cruzeiro do Sul e Feijó.

De acordo com o senador Jorge Viana, autor da emenda, o Brasil possui uma grande população idosa. Para ele, o país, estados e municípios não estão preparados para lidar com essa população. “Da ‘dó’ de ver a situação de algumas famílias no trato com seu idoso. Eu tenho meu pai com 87 anos e minha mãe com 90 anos, e a gente tem muita alegria de ter em casa esse presente que Deus nos deu”, disse.

O senador destacou a necessidade de políticas públicas voltadas para a preparação das famílias para cuidar dos idosos. “Eu estou fazendo no meu mandato esse compromisso, apoiar todas as instituições que lidam com idosos. E quero ver se a gente melhora a legislação do Brasil, para poder preparar o nosso país, as nossas cidades, a conviver com a maior parte da população de pessoas com idade mais avançada e também com a população idosa”, afirmou Jorge Viana.

Por fim, Jorge Viana acrescentou que cuidar de um idoso é mais difícil se comparado aos cuidados com uma criança. “Tem que ter amor, solidariedade e gratidão. Porque foram eles que nos deram o país, a família e a vida. Por isso, desde que eu fui prefeito, eu estabeleci uma relação com o Lar dos Vicentinos, por amor aos mais velhos, àqueles que vieram antes da gente”, finalizou.

“Chegou em boa hora”, disse diretora do abrigo
Segundo a diretora do Lar dos Vicentinos, Gislene Chalub, o sentimento ao receber a doação é de gratidão. “Isso vai facilitar os cuidados que a gente presta para eles”, completou.

A diretora ressaltou que os equipamentos não estavam faltando, porém, estavam desgastados. “Já estavam bastante usados, danificados. Nada melhor do que repor o novo. Chegou em boa hora, com certeza!”, afirmou Chalub.

Sair da versão mobile