O encontro que discutirá a política nacional de assistência farmacêutica como parte introdutória para a 15ª Conferência Nacional de Saúde será realizado neste sábado, 20, a partir das 9h, no auditório da Faculdade Meta (Fameta). O evento é aberto à população, profissionais de saúde, gestores e representantes do governo em geral. A inscrição é gratuita e pode ser realizada pelo site: www.escoladosfarma ceuticos.org.br.
Segundo a suplente do Sindicato de Farmacêuticos do Estado (Sindifac), Isabela Sobrinho. A Federação Nacional de Farmacêutica escolheu 15 estados, entre eles o Acre, para discutir ações de saúde farmacêutica no geral. “É um debate com a população, gestores, órgãos fiscalizadores, autoridades, Defensoria Pública, conselhos municipais e estaduais. Queremos ouvir o debate como um todo. Será que a assistência farmacêutica está chegando à população?”, questionou.
Outros questionamentos como a disposição correta dos medicamentos, distribuição de medicamentos para a população, presença ou não de um farmacêutico nas unidades de saúde, entre outros temas, estão na pauta. “Será discutida a assistência farmacêutica como um todo. Desde os medicamentos, ciência e tecnologia, laboratórios públicos e privados”, disse.
Após o debate, os principais temas abordados serão levados e defendidos em dezembro, durante a 15ª Conferência Nacional de Saúde, para a elaboração de novas políticas públicas voltadas para o setor da saúde. “São pessoas que vão representar a classe farmacêutica lá, e que vai defender o que for melhor para a saúde pública, da área farmacêutica, que envolve medicamentos, exames clínicos, capacitação de profissionais e o contexto de saúde pública, nessa área”, explicou Sobrinho.
A suplente do Sindifac destacou que é importante a presença da população no encontro. “É ótimo. É a população que vai dizer o que está faltando nas unidades de saúde. Os usuários é que vão dizer. É muito importante a opinião deles”, finalizou.
Para mais informações, Sindifac, telefone: (68) 8406-3918; 9982-5582; 9999-5915. Caso o interessado não consiga efetuar a inscrição pelo site, poderá se inscrever no local do encontro.