Após um inverno que durou cerca de oito meses, o governador Tião Viana e o prefeito Marcus Alexandre anunciaram a retomada das obras do programa Ruas do Povo na Capital, na terça-feira, 23, em evento no bairro Joafra. São R$ 260 milhões para o reinício do trabalho que prevê a urbanização de 68 bairros com a pavimentação de 400 ruas. O evento reuniu representantes de instituições financeiras, Ministério Público Estadual (MPE), sindicatos, comunidade e parlamentares.
O programa já concluiu 90% das obras no interior e agora visa superar os 40% executados em Rio Branco. O diretor do Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa), Edvaldo Magalhães, anunciou que a segunda etapa começa em ritmo intenso.
“Depois de um inverno que causou tantos transtornos para Rio Branco, finalmente começa o verão. Só aqui no Joafra serão 30 novas ruas pavimentadas e a garantia da segurança, da saúde e da qualidade de vida para a população”, contou o diretor.
Infraestrutura e geração de emprego
Para o governador Tião Viana, o momento é de alegria e de compartilhar esperanças. “O governo se preparou para essa fase de oportunidade e de renovação da esperança para as pessoas. Aqui serão 6.500 trabalhadores garantindo sua renda familiar numa época de crise. E o nosso desafio é, ainda, assegurar a qualidade de vida, o direito ao saneamento, à infraestrutura e à mobilidade para a população”, contou Tião Viana.
O prefeito Marcus Alexandre afirmou que a retomada do Ruas do Povo é a melhor notícia que Rio Branco poderia receber depois de um inverno tão longo. “Eu agradeço a parceria com o governo para levar o sonho da infraestrutura a esses bairros. Vamos fazer o melhor por essa cidade e aproveitar cada minuto do verão para trabalhar”, assegurou o prefeito.
Urbanização: a realização de um sonho
Em seus pronunciamentos, os líderes Alécio Alexandre e Rodrigo Carlos, dos bairros Rui Lino e Belo Jardim, respectivamente, afirmaram que as obras de urbanização traduzem a realização de um sonho para os moradores.
“O governo está realizando um sonho que o Rui Lino esperava há 18 anos. Obrigado, governador, por tirar a gente da lama, no inverno, e da poeira, no verão. É uma honra receber esse projeto”, agradeceu o líder do Rui Lino.
Rodrigo Carlos também agradeceu ao governo e à prefeitura lembrando que em 2010 o Belo Jardim tinha cerca de 105 ruas e hoje já ultrapassa as 125 incluindo transporte coletivo, iluminação, saneamento e outros benefícios.
Após a assinatura da ordem de serviço, o deputado estadual Heitor Júnior falou em nome dos demais parlamentares parabenizando o governo e a prefeitura. “Essa é mais uma etapa de oportunidade para as pessoas. O Acre é um dos poucos estados que, em meio à crise, investe em infraestrutura”, observou o deputado. ( Ana Paula Pojo / Agência Acre)