O Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) do Estado formou mais quatro policiais na Cia de Choque em Rondônia. Na turma de 33 formandos, os acreanos conquistaram a 1ª e a 3ª colocação, sendo um deles o mais novo choqueano do Brasil, com 20 anos de idade.
No dia 28 de maio, os quatro policiais participaram da formatura e na última terça-feira, 2, foram recebidos em uma solenidade realizada pelo Bope, em Rio Branco.
Esse é o 2º Curso de Operações de Choque em Rondônia. No ano passado a mesma capacitação foi realizada no Acre.
O sargento Barros Neto já participou da edição anterior do curso e, em janeiro, fez a capacitação de Intervenção Estratégica em Movimentos Sociais, sendo essa a segunda edição no Brasil. “Esses cursos servem para nos tornar técnicos em controle de distúrbios civis, para atuar em manifestações públicas e privadas, rebelião em presídios, desobstrução de vias e eventos como shows. Eu, como operador, tenho que fazer o tipo de munição que irei utilizar e saber a distância de segurança, pois isso nos dá noção do tempo de retardo, se é ambiente aberto ou fechado”, afirmou.
O Bope é composto por 80 efetivos. Esses policiais passam por treinamentos constantemente, afirmou o coronel Paulo César Gomes. “Nós temos 90% do efetivo especializado. A gente consegue atender as demandas da polícia com esse número”, declarou.