Um grupo de servidores de um cartório de Rio Branco, 3º Ofício de Registro Civil e 3º Tabelionato de Notas, localizado no bairro Estação Experimental, atrás da loja da Agraboi, devem declarar greve a partir de hoje, 2. A mobilização começa a partir das 8h da manhã e consistirá nos funcionários não atendendo os clientes do cartório.
Os servidores pedem melhorias salariais e principalmente de condições de trabalho, coisas que influenciam no atendimento ao público. Eles acusam que o tabelião mora no Rio de Janeiro e não reparte lucros, paga salário mínimo aos empregados e os submete a regimes considerados ‘desumanos’.
Um exemplo disso é que eles comiam no arquivo do cartório, local onde há fezes de rato e morcego. Após isso ter sido denunciado para a Vigilância Sanitária, o benefício teria sido cortado, o que configuraria em redução de um benefício trabalhista (algo proibido por lei). Os servidores dizem que a greve vai se estender até que o tabelião devolva o almoço, concedendo isso em um documento por escrito.
Há também pendências com fardamento (que até existe no local, mas é de tamanho único, ou seja, não cabe em todos) e da contratação de mais pessoal (dois novos empregados iriam começar hoje, mas com a greve, eles vão ficar de stand by).
A corregedoria do Tribunal de Justiça do Acre (TJ/AC), responsável pelo controle de qualidade do serviço terceirizado dos cartórios, e a delegacia do trabalho deverão acompanhar o movimento. O objetivo será verificar se procedem as pautas de reivindicação denunciadas pelos servidores.
Vale destacar que apenas o referido cartório vai entrar em greve. Os demais cartórios funcionam normalmente.