Os parlamentares que compõem a Frente Parlamentar Cristã da Assembleia Legislativa (Aleac) estiveram reunidos na última sexta-feira, 29, com o deputado federal Alan Rick (PRB), presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Vida e da Família na Câmara dos deputados.
O objetivo do encontro foi para debater sobre o Plano Nacional de Educação (PNE), que prevê metas da educação básica até a pós-graduação para serem atingidas nos próximos dez anos.
Um dos pontos questionados pelos deputados diz respeito à possibilidade de acrescentar nas escolas o ensino da ideologia de gênero, tema que vem causando polêmica na sociedade.
Segundo o deputado federal Alan Rick, o projeto é perigoso e não se adequa ao processo pedagógico. “A introdução da ideologia de gênero nesses planos de educação de uma maneira que não é adequada dentro de um processo pedagógico. Eu defendo que a ideologia de gênero não deva ser inserida dentro dos planos pedagógicos e livros didáticos”, falou Alan.
Ele destaca que a ideologia criaria uma confusão mental nas crianças e adolescentes ao invés de esclarecer.
“É preciso que os pais debatam e que a comunidade conheça melhor o assunto. Isso tem que ser muito claro e muito transparente. Passei alguns materiais que estão sendo debatidos em Brasília, para que os deputados possam se embasar para promover debates e elaborar propostas a fim de que tenhamos um plano de educação estadual moderno e transparente”, pontuou.
A presidente da Frente Parlamentar Cristã da Aleac, deputada Juliana Rodrigues (PRB) salientou a importância do debate. Ele defende a proibição à inserção da ideologia de gênero nos planos educacionais.
“Acredito que esse tema não deve ser aplicado nas escolas tanto da rede pública quanto particular. A minha preocupação é que as gerações futuras sejam influenciadas, pois isso vai de encontro aos princípios da família”, comentou.
A deputada sugeriu a realização de uma audiência pública para debater a elaboração de propostas quanto ao assunto.